Tomografia Computadorizada

Tomografia - National Cancer Institute Image Gallery

O que é tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um método médico de imagens que utiliza a tomografia, na qual o processamento geométrico digital é usado para gerar imagens tridimensionais do interior de objetos a partir de grandes quantidades de raios-x tirados ao redor. 

A tomografia computadorizada produz um volume de dados que pode ser manipulado para demonstrar várias estruturas. A tomografia computadorizada moderna permite que esse volume de dados seja reformatado em vários planos, e até em representações em 3 dimensões das estruturas.

Uso da tomografia computadorizada no diagnóstico médico

PUBLICIDADE

Desde a sua introdução nos anos 70, a tomografia computadorizada tornou-se um importante instrumento de imagem suplementando os raios-x e ultra-sonografia. Embora a tomografia computadorizada seja bem cara, ela é importante no diagnóstico de vários problemas médicos. Mais recentemente, a tomografia computadorizada também tem sido utilizada na medicina preventiva.

Uso da tomografia computadorizada no crânio

O diagnóstico de acidentes cerebrovasculares e hemorragia intracraniana é a razão mais comum para o uso de
tomografia computadorizada cerebral, a qual pode ser feita como ou sem agente de contraste intravenoso. Para a detecção de tumores, a tomografia computadorizada com contraste é ocasionalmente usada, porém é menos sensível que a ressonância magnética

Tomografia computadorizada também é útil para avaliação de traumas decorrentes de fraturas na face e crânio. Pode-se usar também a tomografia computadorizada para planejamento de cirurgia para deformidades craniofaciais e dentofaciais, diagnóstico de causas da sinusite crônica e planejamento de implantes dentais.

Uso da tomografia computadorizada no peito

PUBLICIDADE

A tomografia computadorizada é excelente para detectar alterações agudas ou crônica na parênquima pulmonar (setor de troca de gases do aparelho respiratório) como as decorrentes de enfisema ou fibrose. Usa-se também a tomografia computadorizada na região do peito para diagnóstico de pneumonia e câncer. Tomografia computadorizada do peito está tornando-se o método principal para detectar embolia pulmonar e dissecção da aorta.

Tomografia computadorizada para avaliação cardíaca

A tomografia computadorizada cardíaca resulta em alta exposição à radiação, então o risco potencial deve ser pesado em relação aos benefícios de diagnosticar problemas de saúde importantes como doença da artéria coronária.

Tomografia computadorizada abdominal e pélvica

A tomografia computadorizada é um método sensível para diagnosticar doenças abdominais. Ela é freqüentemente usada para determinar o estágio do câncer e seu progresso. Também é útil para investigar dor abdominal aguda. Pedras nos rins, apendicite, pancreatite, diverticulite, aneurisma da aorta abdominal e obstrução dos intestinos são condições imediatamente diagnosticadas com tomografia computadorizada. Para a avaliação do pélvis, a tomografia computadorizada têm aplicações limitadas, mas pode ser usada como parte do rastreamento abdominal para tumores e para estimar a magnitude de fraturas.

Tomografia computadorizada das extremidades

Tomografia computadorizada é muitas vezes usada para criar imagens de fraturas complexas, especialmente ao redor das articulações.

Reações adversas aos agentes de contraste usados na tomografia computadorizada

Uma vez que a tomografia computadorizada depende da administração intravenosa de agentes de contraste para uma qualidade de imagem superior, há um risco pequeno, mas não negligenciável, associado. Certos pacientes podem sofrer reações alérgicas graves ao contraste. Também pode haver dano aos rins, especialmente em pacientes que já tem insuficiência renal, diabetes ou volume intravascular reduzido. Em pacientes com a função renal normal, o risco é extremamente reduzido.

Saiba mais:
Radiografia médica - Usos, riscos e benefícios do raio-x
Ressonância magnética cardíaca
Ressonância magnética
Ultra-sonografia
Ecocardiografia - Ecocardiograma transtorácico
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Diagnóstico
Câncer Pulmonar - Sintomas e Diagnóstico
Enfisema pulmonar


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © por Helio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Computed tomography" (en.wikipedia.org/wiki/Computed_tomography).