Tomates e seus "super poderes"

Tomates - CDC/ Amanda Mills

Até bem pouco tempo atrás, essa fruta (sim, fruta!) da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais. 

Pobrezinho...!! Entretanto... 

As pesquisas científicas mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos vão bem além das aparências.

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o câncer de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

PUBLICIDADE

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos são bem melhores!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

PUBLICIDADE

Em plena forma com Tomates!

Produto

Quantidade Calorias

Tomate cozido

100g 18

Tomate verde (salada)

100g 25

Tomate maduro

100g 20

Tomate cereja

100g 21

Suco de Tomate

200ml 48

Tomate seco

1un 40

Polpa de tomate

2 colheres de sopa 10

Molho de Tomate à Bolonhesa

2 colheres de sopa 46

Saiba mais:
Tomate é fruta ou legume
Alimentação no combate ao câncer de próstata
Antioxidantes e radicais livres
Receita de Tomates Recheados Assados
Azia e doença do refluxo gastroesofágico
Polifenóis, carotenos e fitonutrientes
Vamos ser vegetarianos um dia na semana?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Referências bibliográficas:
1. CARPER, J. - Alimentos. O melhor remédio para a boa saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
2. BRAMLEY, P.M. - Is lycopene beneficial to human health? Phytochemistry 54:233-36, 2000.
3. GIOVANUCCI , E. - Tomatoes, tomato-based products, lycopene and cancer: review of the epidemiologic literature. J. Natl Cancer Inst. 91(4):317-31, 1999.
4. LEE, A.; THURNHAM, D.I.; CHOPRA, M. - Comsumption of tomato products with olive oil but not sunflower oil increases the antioxidant activity of plasma. Free Radic Biol Med 29(10): 1051-55, 2000.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Consultoria feita à revista Corpo a Corpo- Fevereirro de 2004


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto © Por Drª Marília Fernandes
Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.