Tai chi e sua saúde

Pessoas praticando tai chi - NIH News

Você já deve ter visto as posturas e movimentos lentos do tai chi e se perguntado do que se trata. Tai chi é uma prática física e mental ancestral. Ainda que mais pesquisas sejam necessárias, estudo sugerem que o tai chi possa proporcionar muitos benefícios para a saúde.

Tai chi é algumas vezes referido como uma “meditação em movimento”. Há muitos tipos de tai chi. Eles tipicamente combinam movimentos lentos com padrões de respiração, foco mental e relaxamento. Os movimentos podem ser feitos caminhando, de pé ou sentado.

“Em sua raiz o tai chi trata a pessoa como um todo e melhora o equilíbrio e interação entre os sistemas do corpo”, diz Dr. Peter Wayne, pesquisador da Harvard Medical School. “Tai chi é uma promissora intervenção para preservar e melhorar muitas áreas da saúde, especialmente em idosos”.

Vários estudos têm encontrado evidência que tai chi melhora o equilíbrio e estabilidade em idosos e reduz o risco e medo de quedas. Cada ano, mais de 1 em cada 4 idosos caem, e 1 em cada 5 dessas quedas ocasionam lesões graves.

PUBLICIDADE

“Tentar ser cuidadoso pode o tornar ainda mais susceptível a quedas”, diz Dr. Wayne. “Tai chi pode o ajudar a se mover com mais confiança e segurança”. Algumas pesquisas sugerem que tai chi também pode melhorar o equilíbrio e prevenir quedas em pessoas com doença de Parkinson em estágio leve a moderado.

Pesquisas sugerem que praticar tai chi poderia ajudar a melhorar a postura e confiança, como pensar e controlar as emoções, e sua qualidade de vida. Estudos têm descoberto que tai chi pode ajudar pessoas com fibromialgia a dormir melhor e lidar com a dor, fadiga e depressão. Prática regular do tai chi também pode melhorar a qualidade de vida e humor em pessoas com insuficiência cardíaca ou câncer. Idosos podem descobrir que tai chi pode melhorar a qualidade do sono e proteger o raciocínio, memória e outras funções cerebrais.

Mais estudos serão necessários para avaliar plenamente e confirmar os benefícios potenciais do tai chi. Porém, uma vez que a prática envolve concentração e movimentos lentos, há pouca probabilidade de lesões quando praticados corretamente.

“Esteja você interessado em tentar para ajudar com doença crônica ou o estresse do dia a dia, tai chi quando ensinado corretamente pode ser um ótimo complemento para outros caminhos de vida saudável e reabilitação”, diz Dr. Wayne.

Saiba mais:
Tai Chi Chuan
Quedas em idosos
Reflexologia, tai-chi-chuan, ginástica Lian Gong e meditação
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Estresse e sua saúde
Stress - Causas, sinais, controle e alívio
Você sabe lidar com o estresse?
Yoga - Dicas para prática e alívio do estresse
Yoga - Benefícios para a saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Centers for Disease Control and Prevention