Decifre os rótulos dos alimentos

A leitura dos rótulos dos alimentos, na hora das compras, é condição obrigatória para quem se preocupa com Saúde e Qualidade de Vida. Mas não basta ler, é preciso entender o que está ali impresso e assim fazer a melhor escolha, que lhe traga saúde. Veja!

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até 2006, os rótulos das embalagens dos alimentos serão modificados. Um mesmo padrão será usado em todo o Mercosul.

Deverão ser impressos nos rótulos, OBRIGATORIAMENTE, o valor energético (em kcal), e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que, obrigatoriamente, fornecerem a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros.

PUBLICIDADE

Segundo a nova regulamentação, das informações obrigatórias foram RETIRADAS o Colesterol, o Cálcio e o Ferro e foi INCLUÍDA a Gordura Trans.

MUDANÇA NOS VALORES DIÁRIOS DE REFERÊNCIA

Para efeito de rotulagem de alimentos, a nova legislação passará a considerar o valor calórico de referência de 2000 Kcal por dia, atualmente é 2500 Kcal. O decréscimo de 2500 para 2000 kcal deve-se principalmente ao aumento da prevalência de obesidade que assola o mundo. Entretanto, deve ficar claro para o consumidor que este valor foi estipulado somente para efeito de padronização da rotulagem de alimentos, uma vez que as necessidades calóricas e de nutrientes de uma pessoa variam de acordo com sexo, atividade física, idade e, conseqüentemente, podem ser inferiores ou superiores ao valor estipulado como referência.

PUBLICIDADE

Conforme regulamentação da ANVISA, os novos Valores Diários de Referência para efeito de rotulagem são:

. Valor Calórico - 2000 kcal
. Carboidratos - 300 gramas
. Proteínas - 75 gramas
. Gorduras totais - 55 gramas
. Gordura saturada - 22 gramas
. Fibra alimentar - 25 gramas
. Sódio - 2.400 miligramas

Abaixo do quadro da Informação Nutricional, deverá estar a seguinte informação: " % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 840 KJ . Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas"

DICAS PARA INTERPRETAR OS RÓTULOS
(ítens de declaração OBRIGATÓRIA pelo fabricante)

* VALOR CALÓRICO (expresso em quilocalorias - Kcal): indica a energia que o alimento ou a porção do alimento fornece. Para o cálculo é feita a somatória das calorias de carboidratos, proteínas e gorduras do alimento.
DICA: A necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa e depende de sexo, atividade física e idade.

* CARBOIDRATOS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; é responsável pelo fornecimento de energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades físicas e mentais
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 60% do valor calórico total diário recomendado.

* PROTEÍNAS (em gramas): fornecem 6 Kcal por grama; têm função reparadora, de cicatrização e fabricação de tecidos.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 15% do valor calórico total diário recomendado. 

* GORDURAS TOTAIS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é a somatória de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Sua função é auxiliar na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), compor as membranas celulares e manter o equilíbrio térmico do organismo.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 25% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS SATURADAS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é um tipo de gordura necessária em pequenas quantidades. Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares. 
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS TRANS OU HIDROGENADA (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderação pois colaboram na elevação do nível de colesterol sanguíneo.
DICA: Não se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia.

* FIBRA ALIMENTAR (em gramas): não fornecem calorias; são classificadas em solúveis e insolúveis e contribuem para o bom funcionamento do intestino, controle da fome, redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas de fibras por dia. 

* SÓDIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias; regula os fluídos extracelulares e o volume plasmático, participa da condução dos impulsos nervosos e contrações musculares. Quando consumido em excesso, pode causar hipertensão.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve ter, no máximo, 2400 miligramas de sódio por dia.
(Obs.: Quer se espantar? Dê uma olhada na quantidade de sódio que contém um pacote de miojo) 

* % VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
DICA: Seus valores diários de calorias e nutrientes podem ser maiores ou menores dos utilizados para a rotulagem e dependem de suas necessidades individuais.

OUTROS NUTRIENTES QUE PODEM CONSTAR DOS RÓTULOS
(declaração VOLUNTÁRIA do fabricante)

* COLESTEROL (em miligrama): gordura importante para o organismo, presente em alguns alimentos e produzido também pelo nosso corpo. Consumido em pequenas quantidades não é prejudicial. 
DICA: Em uma alimentação equilibrada, o limite de ingestão diária é de 300 miligramas.

* FERRO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia.

DICA - Necessidade Diária de Ferro:
. Homens Adultos – 8 miligramas
. Mulheres Adultas – 18 miligramas
. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 8 miligramas
. Gestantes – 27 miligramas
. Lactantes (mulheres amamentando) – 9 miligramas

* CÁLCIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante para o crescimento e a manutenção dos ossos e dentes, controle da pressão arterial e contrações musculares.

DICA - Necessidade Diária de Cálcio:
. Homens e Mulheres Adultos – 1000 miligramas
. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 1200 miligramas
. Gestantes e Lactantes – 1000 miligramas.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Referências Bibliográficas
1. Rotulagem Nutricional - Novas Resoluções Aprovadas. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/resolucoes.htm. Acessado em: 02/05/05. 
2. Resolução RDC nº 359 - Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados Para Fins de Rotulagem Nutricional. Disponível em: http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=9058&word=Rotulagem%20Nutricional. Acessado em: 02/05/05. 3. RDC nº 360 - Regulamento Técnico Sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, incorporando as normas aprovadas no Mercosul ao ordenamento jurídico nacional. Disponível em: http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=9059&word=Rotulagem%20Nutricional. Acessado em: 02/05/05.
4. CUPPARI, L. - Nutrição clínica no adulto. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar. UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole, 2002.


Artigos relacionados:
Carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans saturadas, fibra alimentar, sódio
Cálcio e o Ferro

Gordura Trans, alimentação equilibrada

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Por Drª Marília Fernandes, nutricionista - CRN3/1693
Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.