Fibra do camarão quitosana combate obesidade

Camarão - National Cancer Institute Image Gallery

A ciência brasileira cresceu rapidamente e amadureceu, nos últimos vinte anos, e agora prepara-se para colocar o conhecimento científico acumulado nesse período a serviço do desenvolvimento tecnológico. “Hoje, o grande desafio é unir a universidade à indústria”, disse o professor Afrânio Aragão Craveiro, da Universidade Federal do Ceará, em entrevista à Rádio Nacional. 

Um dos muitos nomes que vêm se destacando nessa nova fase da ciência brasileira, Craveiro é reconhecido no Brasil e no exterior por suas pesquisas com a quitosana — uma fibra retirada da cabeça do camarão e da lagosta. Seu trabalho de Craveiro mostra que a pesquisa brasileira quase sempre se destaca quando busca inspiração na realidade do País. 

PUBLICIDADE

Com cerca de 120 pesquisas científicas e artigos publicados, Craveiro acha difícil apontar um único trabalho como o mais importante. “Algumas pesquisas que nós consideramos relevantes, por exemplo, são as que nós realizamos com a quitosana que é uma fibra retirada da cabeça do camarão e da lagosta, aqui no Ceará. 

Essa é uma pesquisa extremamente importante porque é regional e contribui para o desenvolvimento regional. É uma pesquisa que agrega valor a um subproduto da caatinicultura. Com ela, o grupo do Ceará se destaca no mundo, como um dos pioneiros nesse campo”. 

PUBLICIDADE

A quitosana é um grande achado: pode ser utilizadas em um número muito grande de aplicações, uma delas é o controle da obesidade. No Brasil ela é comercializada para as pessoas que querem perder peso. “Utiliza-se a quitosana pelo fato de ela ter afinidade com a gordura, e elimina essa gordura armazenada no organismo”, explica o cientista. 

Fora do Brasil, a quitosana é extremamente utilizada na Ásia, no Japão, na China, na Coréia e nos Estados Unidos. Craveiro conta que, além de eliminar gordura, ela tem propriedades impressionantes, algumas delas pesquisadas no Brasil, diz ele. “Fabricamos células foto-voltaicas nas quais a quitosana entra como suporte. Também estamos utilizando bandagens anti-hemorrágicas com a quitosana. Nós podemos fazer a purificação, em mares contaminados com o petróleo, utilizando a quitosana. Ela tem uma centenas de aplicações”.
Fonte: Flávio Dieguez Repórter da Agência Brasil, 07/09/2004.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Fibras Alimentares
Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos para bodybuilding e musculação, Quitina e quitosana, obesidade, perder peso, gordura
Sinais vitais - Temperatura corporal, pulso, pressão arterial e respiração
Índices de pressão arterial, colesterol e glicemia
Colesterol alto
Receita de Camarão ao Curry
Redufim Quitosana
Tak 500
Cetilistat - O que é, x Orlistat
Xenical - Orlistat
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: