Prevenção de doenças cardiovasculares

Coração - Mikael Häggström, domínio público

A forma mais comum de doença cardiovascular é a doença arterial coronariana. Nessa doença, placa se acumula nas paredes das artérias que carregam sangue ao coração. Com o tempo, esse acúmulo de placa faz as artérias estreitarem e endurecerem. Isso torna mais difícil para o coração receber todo o sangue que precisa. Coágulos sanguíneos podem se desenvolver. Se o coágulo bloquear completamente ou a maior parte do fluxo sanguíneo ao coração, ocasionará ataque cardíaco

Já o AVC ocorre quando o cérebro não consegue obter sangue suficiente, fazendo com que as celulas cerebrais comecem a morrer.

PUBLICIDADE

Ataque cardíaco, AVC e outras doenças cardiovasculares são ameaça à saúde de muitas pessoas. Porém, há medidas que você pode tomar para a prevenção de doenças cardiovasculares, protegendo seu coração e diminuindo seus riscos. Essas medidas incluem praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, conhecer suas medidas (pressão, colesterol, glicose) e cuidar bem de si mesmo.

Praticar exercícios físicos

Você não precisa se tonar um superatleta, mas precisa se movimentar. Um estilo de vida ativo pode diminuir seu risco de morte prematura por doença cardíaca, AVC e muitos outros problemas de saúde. Também pode melhorar seu humor. Benefícios para a saúde podem ser obtidos fazendo o seguinte cada semana:

* 2h30m de atividade física aeróbia de intensidade moderada
ou
* 1h15m de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa
ou
* uma combinação de atividade física aeróbia de intensidade moderada e vigorosa
e
* Atividades de fortalecimento em 2 dias ou mais.

Então, escolha a atividade que gosta e a faça regularmente.

Ter uma alimentação saudável

PUBLICIDADE

Ingerir comida gordurosa pode o fazer engordar. Porém, esse não é o único risco. Uma alimentação que não é saudável pode ter impacto direto nas suas artérias, pressão sanguínea, nível de glicose e outras coisas.

Você não precisa fazer uma dieta especial para ter uma alimentação saudável. Somente certifique-se de comer frutas, verduras, legumes, grãos integrais, laticínios com pouca gordura, peixes, nozes, feijões, e carnes magras. 

Os alimentos também devem ter pouca gordura saturada, gordura trans, colesterol, sal e açúcares adicionados. Se você bebe, consuma álcool moderadamente.

Conhecer suas medidas

Peça ao seu médico para checar suas medidas de pressão sanguínea, colesterol (total, triglicerídeos, HDL e LDL) e glicose no sangue. Esses exames simples dão informações importantes sobre sua saúde cardiovascular. Seu médico pode te explicar o que essas medidas significam e o que você precisa fazer para proteger seu coração.

Cuidar bem de si mesmo

Estresse, ansiedade, depressão e falta de sono estão relacionados à elevação do risco de doenças cardiovasculares. Você pode sentir que não tem tempo suficiente para descansar e dormir o suficiente. Porém, as possíveis consequências, como ataque cardíaco e AVC, não valem a pena para fazer você exigir demais de si mesmo. 

É importante ter um tempo para si. Certifique-se de que está dormindo o suficiente. Tome medidas para manter o estresse sob controle, como tirar um tempo todo dia para relaxar e estar com amigos e pessoas que gosta. Caso não consiga, por causa de problemas de depressão ou ansiedade, procure ajuda. Seu médico pode sugerir formas saudáveis de reduzir o estresse, ou tratamento para a depressão e ansiedade. Embora ainda não seja conhecido o impacto e problemas emocionais sobre a saúde cardiovascular, seu tratamento melhora sua saúde geral e sensação de bem-estar.

Saiba mais:
Proteja seu coração: medidas para reduzir seu risco cardíaco
Doenças cardiovasculares - Tipos, fatores de risco, prevenção
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Aterosclerose - Causas e fatores de risco
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de risco
Síndrome metabólica
Doença arterial coronariana - Causas
Pressão alta - causas, prevenção e fatores de risco
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Causas e fatores de risco
Estresse e sua saúde
Colesterol alto e doença cardíaca
Hábitos de vida saudável
Correr para benefícios cardiovasculares
Você sabe reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco e AVC?
Animais de estimação podem te manter saudável?
Aliviar o estresse pode ajudar sua saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2013 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
WomensHealth.gov