Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde

Pulmões - NIH

O que é a poluição do ar ou atmosférica

A poluição atmosférica é a introdução, devida à ação humana, de químicos, partículas e materiais biológicos na ar que causam desconforto às pessoas e outros organismos vivos, ou danificam a ambiente natural. A atmosfera é um sistema de gases complexo e dinâmico que é essencial para a vida. A destruição da camada de ozônio na estratosfera devido à poluição do ar tem sido há muito tempo reconhecida como uma ameaça à saúde humana e ao ecossistema do planeta.

Poluição do ar e problemas de saúde

A Organização Mundial da Saúde afirma que 2,4 milhões de pessoas morrem anualmente devido a causas diretamente relacionadas à poluição do ar. Um estudo da Universidade de Birmingham mostrou forte correlação entre mortes relacionadas à pneumonia e poluição atmosférica decorrente de veículos motorizados. Alguns poluentes que podem causar problemas de saúde são ozônio, partículas, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, entre outros.

PUBLICIDADE

Os problemas de saúde causados por poluentes no ar podem variar de pequenas alterações bioquímicas e fisiológicas até dificuldade em respirar, tosse e agravamento de condições cardíacas ou respiratória pré-existentes. Esses efeitos podem resultar em aumento da medicação usada, elevação das emergências médicas, mais hospitalizações e mortes prematuras. Os efeitos da poluição do ar na saúde são abrangentes, mas afetam principalmente os sistemas respiratório e cardíaco.

Poluição do ar e fibrose cística

Um estudo de 1999 a 2000 da Universidade de Washington mostrou que pacientes perto de poluição atmosférica por partículas tinham elevação no risco de exacerbações pulmonares e diminuição na função pulmonar. Com pacientes de fibrose cística que já nasceram com função pulmonar diminuída, os poluentes diários -- como gases de automóveis e fumaça de cigarro -- podem piorar ainda mais a condição.

PUBLICIDADE

Poluição do ar e doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica inclui doenças como bronquite crônica, enfisema e algumas formas de asma. Um estudo conduzido em 1960-1961 comparou 293 residentes de Londres com 477 de povoados (Gloucester, Peterborough e Norwich) com baixas taxas de mortalidade de bronquite crônica. Todos os estudados eram carteiros de 40 a 59 anos de idade. Comparados ao residentes das outras cidades, os londrinos tinham sintomas respiratórios mais severos (incluindo tosse, catarro e dispnéia), função pulmonar reduzida e elevação de purulência. As diferenças foram mais pronunciadas nos carteiros entre 50 e 59 anos. O estudo foi controlado para idade e hábitos de fumo, e desta forma concluiu que a poluição atmosférica era a causa mais provável das diferenças observadas. Acredita-se que, assim como nos casos de fibrose cística, viver em ambiente urbano torna certos problemas de saúde mais pronunciados. Estudos mostram que pessoas em áreas urbanas sofrem mais de hiper-secreção de muco, diminuição da função pulmonar, bronquite crônica e enfisema.

Efeitos da poluição do ar na saúde das crianças

Cidades ao redor do mundo com alta poluição atmosférica apresentam a possibilidade de que as crianças desenvolvam, devido a isso, asma, pneumonia e outras infecções respiratórias. Uma vez que as crianças costumam ficar muito tempo ao ar livre e têm maior volume de ar respirado por minuto, elas são mais susceptíveis aos perigos da poluição do ar.

Saiba mais:
Doença pulmonar obstrutiva crônica - Tratamento
Doença pulmonar obstrutiva crônica - Sintomas, sinais e diagnóstico
Doença pulmonar obstrutiva crônica - Causas e fatores de risco
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Qual é a diferença entre bronquite e pneumonia?
Temperatura e umidade do ar não influenciam na rinite
Asma - Causas do ataque, diagnóstico, tratamento
Asma - Prevenção e causas
Asma - Sintomas
Tratamento de asma para crianças
Asma - Tratamento
Bronquite Aguda e Crônica
Bronquiolite - Causas, diagnóstico e tratamento
Bronquite - Sintomas, sinais e diagnóstico
Bronquite - Tratamento e prevenção
Tosse seca ou produtiva, noturna ou diurna - Tratamento
Tosse - Qual é o remédio?
Flebite e tromboflebite
Trombose venosa profunda
Doenças respiratórias - Sintomas, diagnóstico, tratamento e tipos
Embolia pulmonar
Falta de ar ou dispnéia
Enfisema pulmonar
Rinite vasomotora e alérgica - Sintomas, causas e tratamento
Alérgicos e dúvidas sobre alergia - Asma, bronquite, sensibilidade


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Air pollution" (en.wikipedia.org/wiki/Air_pollution).