Pneumonia - Causas

Pulmões - NIH

Quais são as causas da pneumonia

Muitos germes diferentes podem causar pneumonia, incluindo tipos diferentes de bactérias, vírus e, menos freqüentemente, fungos.

Na maior parte do tempo, o corpo filtra os germes do ar que respiramos para proteger os pulmões de infecções. Porém, algumas vezes germes conseguem entrar nos pulmões e causar infecções. Isso acontece mais provavelmente quando:
* O sistema imunológico está fraco.
* O germe é muito forte.
* O corpo falha ao filtrar germes do ar que respira.

Sua boca e passagens aéreas são expostas aos germes que inala pelo nariz e boca. O sistema imunológico, formato do nariz e boca, capacidade de tossir, e estruturas finas chamadas cílios ajudam a impedir os germes de alcançar os pulmões. 

PUBLICIDADE

Por exemplo, tossir é uma forma do corpo impedir germes de alcançarem os pulmões. Algumas pessoas podem não ser capazes de tossir por terem tido derrame ou estarem sedadas. Isso significa que os germes podem permanecer nas passagens aéreas ao invés de ser expelidos pela tosse.

Quando os germes alcançam os pulmões, o sistema imunológico entra em ação. Ele manda muitos tipos de células para atacar os germes. Essas células fazem os alvéolos (sacos de ar nos pulmões) ficarem vermelhos e inflamados, e se encherem de fluido e pus. Isso ocasiona os sintomas de pneumonia.

Bactérias que causam pneumonia

PUBLICIDADE

As bactérias são a causa mais comum de pneumonia em adultos. Algumas pessoas, especialmente idosos, pode ter pneumonia bacteriana depois de gripe ou resfriado

Vários tipos diferentes de bactérias podem causar pneumonia. A pneumonia bacteriana pode ocorrer sozinha ou se desenvolver depois de gripe ou resfriado. Esse tipo de pneumonia geralmente afeta um lobo, ou área, de um pulmão. Quando isso ocorre, é chamado pneumonia lobar.

Outro tipo de pneumonia bacteriana é chamada pneumonia atípica, a qual inclui: Legionella pneumophila, Mycoplasma pneumonia e Chlamydophila pneumoniae.

Pneumonia por vírus

Os vírus respiratórios causam até 1/3 dos casos de pneumonia nos EUA. Esses vírus são a causa mais comum de pneumonia em crianças de menos de 5 anos de idade.

A maioria dos casos de pneumonia viral é moderada. Os pacientes ficam bons entre 1 e 3 semanas sem tratamento. Alguns casos são mais sérios e requerem tratamento em hospital. As pessoas com pneumonia viral ficam sob risco de contrair a bacteriana também.

O vírus da gripe é a causa mais comum de pneumonia viral em adultos. Outros vírus que causam pneumonia incluem rinovírus, herpes simplex, vírus respiratório sincitial, entre outros.

Pneumonia por fungos

Infecções sérias por fungos são mais comuns em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como em decorrência da AIDS ou de uso prolongado de medicamentos supressores do sistema imunológico.

Saiba mais:
Pneumonia - Prevenção e vacina
Pneumonia - Tratamento
Pneumonia - Diagnóstico
Pneumonia - Sintomas
Pneumonia - Tipos
Pneumonia - O que é, grupos de risco, crianças e idosos
Tosse seca ou produtiva, noturna ou diurna - Tratamento
Tosse - Qual é o remédio?
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde
Doenças respiratórias - Sintomas, diagnóstico, tratamento e tipos
Pneumonia
Infecção por Mycoplasma pneumoniae pneumoniae
Gripe suína e pneumonia invasiva
Pneumonia pneumocócica
Fumo passivo e problemas de saúde
Dicas para parar de fumar


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart Lung and Blood Institute