Pilates x Musculação

Pilates - Nasa

O Pilates tem se tornado um método mais popular, prometendo, entre outras coisas, aumentar o condicionamento físico e fortalecer a musculatura, ou seja, os mesmos benefícios encontrados na musculação. 

Mas, afinal, é uma boa idéia deixar de fazer musculação para ter o Pilates como único trabalho complementar de fortalecimento dos músculos?

A musculação treina grandes grupos musculares com objetivo de hipertrofia muscular com aumento da força; ou de resistência muscular, com aumento da força, mas sem hipertrofia - mais comum no caso de corredores.

O Pilates, por sua vez, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, melhora da postura e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular, o que aumenta a garantia de prevenção de lesão.

PUBLICIDADE

O que é a musculação? É um estímulo elétrico do músculo. Isso o Pilates também faz, só que com molas, usando o próprio peso do corpo, com a vantagem que a mola também trabalha a fase negativa do movimento, porque não tem a ação da gravidade; você não vai soltar a força na volta do movimento, como geralmente acontece nos aparelhos de musculação.

O Pilates também trabalha a flexibilidade, essencial para quem pratica a corrida, o corredor precisa estar forte e alongado; melhora a mecânica de corrida, porque melhora muito a postura e faz uma reorganização muscular, além de trabalhar a respiração.

Alguns são da opinião que não se deve deixar a musculação em prol unicamente do Pilates, pois não se garante o ganho de força necessário somente com este último; outros profissionais são da opinião de que o Pilates pode sim proporcionar o mesmo ganho, quando o trabalho é direcionado e tão freqüente quanto se é na musculação. 

PUBLICIDADE

Há um terceiro grupo que acredita que ambos tenham suas vantagens e associar os dois é mesmo o ideal. Sem polêmica, o importante é achar a atividade que mais se adapte a você e ao seu estilo de vida.

A definição de Joseph para o condicionamento físico ideal é a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e capacidade de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade as várias tarefas diárias. 

Na musculação existe o aprimoramento da saúde de um modo geral, porém o intuito maior é a força muscular.

Vale lembrar que quando o intuito maior é a perda de peso, o mais recomendado são as atividades classificadas como aeróbicas, a caminhada e a bicicleta.

O Pilates é uma atividade anaeróbica (ou mista para alguns), tem um gasto calórico, porém não tanto quanto alguma atividade aeróbica. 

O ideal é a junção das duas atividades, porque não adianta perder peso e não tonificar e enrijecer a musculatura, mantendo flacidez.

PUBLICIDADE


Série de artigos de Tattyana Meira de Alvarenga sobre pilates:
Biografia de Joseph Hubertus Pilates - O Método Pilates - As aulas de Pilates - Para que serve o Método Pilates? - Pilates x Musculação - As Mudanças no Pilates - Pilates no Pré, Peri e Pós-Natal - O Stúdio de Pilates

Créditos:
Texto: © 2011,
Tattyana Meira de Alvarenga - Fisioterapeuta com atuação em Pilates e RPG, e-mail tattyma@hotmail.com, telefone (21) 8286-6002

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados: 
Exercício avanço é bom para os glúteos e posteriores de coxa
Pilates e o treinamento de corrida
Osteoporose
Reeducação Postural Global - RPG
Hiperplasia muscular
Hipertrofia muscular
Alongamentos
Dor nas costas
Hérnia de disco - Dores nas costas
Discectomia percutânea - Nova técnica permite retirar hérnia de disco
Dores nas costas - Hérnia
Dor Lombar
Lesões na musculação
Está faltando mais orientação na musculação - Prevenção de lesões
Encaixe do quadril não existe
Coluna vertebral
Flexibilidade
O que você precisa saber sobre suas costas
Dores nas costas
Quando a corrida desorganiza o corpo - Desequilíbrios musculares e posturais
Escoliose
Musculação
Estética e Saúde
Pilates
Malhar com personal - Vantagens e possíveis desvantagens
Personal Trainer
Exercícios físicos para gestantes e cuidados durante atividade física
Curves
História da bicicleta
Ciclismo - Dicas para suas pedaladas na bicicleta
Spinning e as invenções esdrúxulas
Aula de Running
Plataforma vibratória
Treinamento em Circuito
Pilates - Método, aparelhos, aulas
Erros nos estilo de corrida
Exercícios de Alto Impacto e Artrose
Reduzir impacto para prevenir lesões
Exercícios abdominais
Exercícios físicos e problemas de coluna como lordose, cifose e escoliose
Pré-natal - Exames pré-natais

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: