Fazer alongamentos antes do treino ou só depois?

Pergunta. Deve-se fazer alongamentos antes dos treinos ou só depois? 

Corredora alonganto - CDC Amanda Mills

Resposta do Professor Luis Tavares

Aconselho fazer um alongamento mais suave antes do treino evitando de forçar muito e caprichar bem no alongamento após o treino.

IIsso se explica pelo fato de após o treinamento você está com a musculatura bem aquecida e facilitando assim um bom alongamento, enquanto que antes do treino mesmo se deu uma trotada, a musculatura não está totalmente aquecida e de repente um alongamento meio forçado poderia ocasionar uma lesão mais séria como estiramento.
Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br


Resposta do Professor Marco Alburquerque

Um músculo exposto a um estímulo violento, em um curto espaço de tempo, tem uma grande chance de sofrer uma lesão. Um atleta que inicia um exercício intenso antes de um aquecimento adequado expõem-se desnecessariamente a uma lesão. Importante que se entenda que a falta do aquecimento não vai obrigatoriamente provocar a lesão, e sim aumentar em muito as chances da mesma ocorrer, haja vista que algumas vezes, mesmo atletas aquecidos, se lesionam.

PUBLICIDADE

O aquecimento é então uma forma de o organismo se preparar para o esforço a que está para ser submetido e, na fase do aquecimento o atleta pode, ou não, se submeter a uma sessão de alongamentos. O alongamento, por si só, não vai provocar alteração na performance de forma direta.

Exercícios lentos não carecem de um aquecimento prévio, como exemplo uma caminhada lenta, que pode ser considerada como exercício de baixa intensidade, não carece de um prévio aquecimento, sendo que o aquecimento ocorre durante a própria caminhada; o aquecimento não é necessário quando se trata de uma atividade aeróbia de baixa intensidade.

O alongamento pós-atividade é uma prática adotada por muitos atletas, pois se entende que nesta fase o alongamento sirva como um estímulo relaxante para a musculatura submetida a um período de esforço prolongado. Importante que o atleta entenda que alongamento não é indicado caso haja lesão da musculatura exercitada.
Marco Alburquerque
Telefone: (12) 97038870 - e-mail: marcomrt@directnet.com.br


Resposta do Professor Luis Antônio Sturian

Normalmente nos dois casos, mas recomendo um alongamento mais suave antes da competição, neste caso, é melhor fazer uns trotes antes de alongar, o músculo mais aquecido responde melhor no alongamento. Depois da corrida é necessário um alongamento mais longo e detalhado, para o equilíbrio da musculatura solicitada durante a competição ou treino. 

Muitos atletas terminam treinos e competições com rigidez nos músculos, principalmente nas panturrilhas devido ao acúmulo de ácido láctico, será imprescindível o alongamento com maior ênfase nessa hora para facilitar a recuperação muscular. Contudo, atente-se ao detalhe de que mesmo assim "o alongamento não pode causar dor", pois, a dor é o sinal que o músculo dá de que alguma coisa está fora do seu próprio limite, portanto, fique atento.
Luis Antônio Sturian
Tel.:(19) 3434-2545 - e-mail: voutreinar@voutreinar.com.br - site: www.voutreinar.com.br

Saiba mais:
Alongamentos ajudam a performance do corredor?
Alongamentos
Métodos de Alongamento
Maratona: força e flexibilidade
Musculação melhora a flexibilidade
Flexibilidade
Automassagem para corredores
Aquecimento para maratona
Alongamentos eficientes


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: