Como evitar assaduras durante a maratona

Pergunta: O que o corredor pode fazer para evitar assaduras durante a maratona?

Chegada da Maratona de Blumenau

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Alguns corredores principalmente os fundistas tem alguma dificuldade com assaduras. As vezes o corredor iniciante, começando a fazer longas distâncias tem problemas com assaduras, estas incomodam bastante devido a alguns fatores, o corredor com maior porcentagem de tecido adiposo nas coxas, sente e pode ter assaduras devido a fricção com o calção e as próprias pernas, braços com maior volume de tecido adiposo também apresentam esta dificuldade no roçar dos braços na camiseta.

A sugestão para evitar este incomodo é passar vaselina na região, o uso de calções e camisetas de algodão diminuem a possibilidade de assaduras, entretanto elas aparecem. Boas corridas para todos!

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Vamos esclarecer o seguinte; se o sujeito é propenso a assaduras na corrida, é porque ele está gordinho, e se está gordinho é porque não está em forma, e se não está em forma é porque não deve correr maratonas até estar em forma.

PUBLICIDADE

Mas se ele quer sofrer e se arriscar assim mesmo, o bom é se lambuzar de vaselina nas partes que mais provoca assaduras.

Resposta do Professor Luis Tavares

A maioria dos corredores tem utilizado vaselina nos locais de maior atrito como na virilha, mamilos e axilas, porém pelo fato de ser origem de petróleo ele se torna muito abrasivo a altas temperaturas gerando um certo desconforto, eu particularmente tenho utilizado hidratante ou óleo de amêndoa e tem dado um resultado bem satisfatório e tenho concluído tanto meias como maratonas sem assaduras.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Como saber se está preparado para correr uma maratona?
Corredor gordinho tem mais saúde que o magrinho sedentário
Qualquer pessoa é capaz de completar uma maratona?
Pessoas com obesidade podem completar uma maratona?
Treinos e Programa de Treinamento para Maratona
Sessões de Treino para a Maratona
Preparando suas pernas para 42 km de asfalto duro


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar