Concentrar seu treinamento esportivo quase todo no final de semana

Pergunta: Há problema em concentrar seu treinamento esportivo quase todo no final de semana?

Atletas amadores - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Quando um atleta concentra o seu treinamento em um final de semana, ele esta prejudicando seu rendimento, pois a programação deve ser feita de forma que excessos não sejam cometidos.

Um individuo que concentra seus treinos em finais de semana, está cometendo um erro: treinamento deve ser feito com planejamento, programação, e principalmente a divisão de esforços.

Ninguém consegue atingir uma boa performance treinando apenas em finais de semana, a corrida deve ser diária, com períodos de repouso corretos, o repouso é a parte mais importante do treinamento.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Sim, há problema em concentrar seu treinamento esportivo quase todo no final de semana.

PUBLICIDADE

Concentrar o treinamento em 2 dias, por exemplo, é mais prejudicial do que se você fosse sedentário, ou seja, treina-se 2 vezes na semana é o cúmulo da burrice.

O sujeito é sedentário, então ele não esforça o organismo ao extremo, fica naquela vidinha mansa sem esforço. Já o doido que concentra o o treino só nos finais de semana, ele leva seu organismo ao esforço só 2 vezes na semana e passa os outros 5 dias praticamente em repouso, ou seja, aquele condicionamento que ele adquiriu, estou forçando a amizade, ele não adquiri praticamente nada, mas vamos dizer que ele adquiriu o mínimo, ele perde nos outros 5 dias de repouso.

Assim, ele fica na sanfona, adquiri e perde, adquiri e perde, até que aconteça uma lesão, ou um problema cardíaco grave.

Como eu disse no começo, é melhor ser sedentário do que ficar fazendo besteira.

Resposta do Professor Luis Tavares

Não se deve treinar tudo em final de semana.

Os treinos perdidos não são acumulativos, ou seja se perdeu treino durante a semana, não adianta treinar tudo no final de semana.

PUBLICIDADE

É como uma refeição, se vocês não tomou café e almoçou, não adianta jantar tudo que você deixou de consumir durante o dia.

Nosso organismo após um treino e estímulo leva de 12 a 24 h para recuperar para novas cargas de treinamento. Se acumularmos toda carga de treino em final de semana pode haver consequências seríssimas na sua saúde.

E quando treinamos no final de semana e deixamos de treinar nos próximos 5 dias, perdemos todo nosso condicionamento desse dia.

Por isso o mais importante é treinar um dia sim, um dia não, dessa forma vai manter um condicionamento físico satisfatório e ter uma boa evolução.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Exercício irregular
Malefícios da atividade física sem orientação
Lesões esportivas: como prevenir
Mudanças no estilo de vida, da saúde à doença
Sedentarismo - Conceito, como largar e começar atividade física
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Disciplina para correr: "Eu sou o comandante da minha alma"


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar