Hidratação dos esportistas nos meses quentes de verão

Pergunta: Como deve ser a hidratação dos esportistas nos meses quentes de verão?

Hidratação no esporte - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Hidratar-se deve ser a regra número um de todo corredor de fundo, é de suma importância e a ciência demonstra que todo atleta bem hidratado leva grande vantagem sobre o atleta que não se hidratou eficazmente.

A hidratação deve ser feita antes, durante e após a corrida. Atletas hidratados, apresentam uma temperatura interna mais baixa e uma melhor frequência cardíaca em comparação com atletas que não se hidrataram corretamente.

Durante um prova longa o corredor deve e é recomendável que ingira, líquidos a intervalos regulares, mesmo tratando-se de uma prova como a São Silvestre que tem apenas 15 km por exemplo.

O liquido ingerido facilita a transferência de fluidos e nutrientes para o sangue, todas as vezes que o corredor sente sede, sem dúvida alguma já esta tendo sintomas de um rendimento negativo e fica aproximando-se do esgotamento. por isso é recomendável beber mesmo sem sede.

PUBLICIDADE

Bebidas como suco de laranja, água de coco, são pobres em sódio e sua absorção é lenta.

A cerveja, muito comum entre atletas na Europa e Estados Unidos, tem alto valor calórico porém não é de reposição imediata à corrida. Devemos acrescentar que o álcool tem alto valor calórico porém não é fonte adequada de energia.

Refrigerantes, devido ao alto percentual de carboidratos, oferecem uma absorção lenta, o gás carbônico que eles possuem, provoca uma distensão na parede do estomago, causando mal estar.

A água faz parte de 60% do peso corporal do homem e cerca de 55% do peso corporal da mulher, a água é eliminada através do suor, das fezes e principalmente pela urina, por isso ela deve ser sempre reposta de imediato.

A água faz parte da composição de alimentos como frutas, aveia, carne magra, leite, queijo.

A falta destes nutrientes tira toda a possibilidade de bons resultados do corredor, prejudicando diretamente sua performance.

PUBLICIDADE

Alguns alimentos são altamente recomendados para nossas atletas como fígado, rico em ferro, peixes, brócolis, miúdos de frango. Eles são responsáveis por uma melhor resistência da corredora.

Sugiro sempre que as atletas, procurem se alimentar cerca de 4 a 5 horas antes do evento e durante a prova procurem se hidratar constantemente, mesmo não estando um dia de calor.

Deixo claro que falo como treinador e não como nutricionista. Talvez os mais de quarenta anos na área me dêem esta possibilidade.

Toda corredora e todo corredor devem sempre ter em mente que o que importa para qualquer atleta é a qualidade e não a quantidade no aspecto alimentação.

Desejo boas corridas para todos e devidamente hidratados.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Como deve ser a hidratação dos esportistas nos meses quentes de verão?

Normal, ou seja, devemos ingerir líquidos conforme o nosso organismo necessita.

Esse negócio de beber 2,5 litros de água em média por dia é balela, papo pra boi dormir, ninguém é igual ao outro. Devemos beber aquilo que o organismo necessita e pede. Pede como? Com a sensação de sede.

Tomamos muitos líquidos por dia, como café, leite, sucos, etc. Mas a água pura também é líquido e muita gente acha que tomando essa pancada de líquidos por dia não precisa do melhor dos líquidos, a água, mas ela é de suma importância na hidratação, ela ajuda os rins a fazer a limpeza do corpo.

Porém, não é necessário e nem prudente se empanturrar de água, pois pode-se incorrer no mal da hiponatremia, ou seja, o excesso de água.

Assim, devemos beber água quando tivermos sede e não só porque disseram que devemos beber no mínimo 2,5 litros de água por dia.

Resposta do Professor Luis Tavares

O ideal é tomarmos água pelo menos 2 litros por dia, mesmo que não esteja com sede é bom estar se hidratando, pois a sensação de sede é o primeiro indicio de desidratação.

De preferência a sucos, água de coco.

Durante os treinos pode ingerir isotônicos, que aceleram o processo de hidratação.

Evite bebidas alcoólicas ou bebidas gaseificadas.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Água: importante e esquecida
Quanta água você precisa beber? Sinais de desidratação
Hidratação
Aclimatação
Hidratação - O que beber
Isotônicos - Quando e como usá-los  
Correndo no calor
Importância da boa hidratação no esporte
Correndo no Verão com segurança
Alimentação e hidratação para o esportista
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Perigos da desidratação
Temperatura corporal - Baixa, normal, febre e hipertermia
Insolação
Pratique exercícios físicos no verão com segurança


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:


VoltarVoltar