O que é limiar de lactato?

Pergunta: O que é limiar de lactato e qual a sua importância para o atleta de fundo?

Corredor na esteira - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Limiar de lactato é o ponto que mostra o potencial da condição física do corredor em uma prova de resistência como a Maratona, ou em uma prova de 800m rasos, ou mesmo em um tiro de 400 metros. 

Exemplificando: podemos também considerar o limiar em uma prova de arremessos ou lançamentos como o peso ou o martelo.

É o ponto onde o lactato sanguíneo se acumula acima dos níveis de repouso, isto pode ser observado ou analisado em um treino de repetições ou mesmo em um interval training, ou no percurso de uma corrida longa

PUBLICIDADE

Um repouso inadequado antes da competição pode levar o atleta a atingir o limite ou limiar dos níveis de lactato de forma inadequada por falta de planejamento do técnico.

O porcentual de lactato é devidamente medido com o teste de sangue. À medida que o atleta aumenta sua intensidade de corrida, aumenta seu ritmo, os níveis de lactato também aumentam1. Quando o atleta atinge o limite de velocidade ou de resistência, chega-se ao ponto do limiar de lactato. O ponto onde o limiar de lactato parece aumentar acima da normalidade denominamos como limiar de lactato.

Boas corridas para todos o leitores, cuidando para não atingir limiares.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O que é limiar de lactato e qual a sua importância para o atleta de fundo?

PUBLICIDADE

Sinceramente, não sei, ou melhor, até os cientistas não chegaram uma definição conclusiva sobre o assunto. Cada um tem o seu limiar de lactato.

Eu penso e sempre utilizei o trote após o treino para ressintetização do lactato acumulado no treinamento, e sempre fui criticado por isso. Mas não me importo com as críticas, pois sempre deu resultado, ou seja, eu penso que a atividade aeróbica, trote de cerca de 30 minutos após o treino, faz com o organismo transforme o ácido lático em energia novamente (não vou explicar como funciona, pois teria que escrever um monte).

Resposta do Professor Luis Tavares

À medida em que a atividade torna-se mais intensa, a produção de ácido láctico extrapola a capacidade de metabolização intracelular da fibra, passando a difundir em maior quantidade para o sangue. Essa concentração , atingindo determinados patamares, pode diminuir drasticamente a duração da atividade gerando pontos de acúmulo comumente chamados de "limiares".

Por isso que se houve falar muito em limiar 1, quando o ritmo não oferece risco de extrapolar, seria um ritmo menos intenso (exemplo uma corrida no ritmo de maratona), já o limiar 2 quando extrapola, gerando muito acido lático e posteriormente câimbras. Geralmente seriam os tiros curtos. Para que interessa o limiar 2 se é desfavorável e gera dor e cansaço?

Simples, para você melhorar o limiar 1, e ter um ritmo melhor na maratona, precisa desenvolver o limiar 2 , ou seja maior velocidade atingido a esse limiar (2), melhor performance do limiar 1.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Velocidade no limiar de lactato
O que são treinos intervalados?
Treino Fartlek
Tiros de até 200 metros podem entrar no treinamento do corredor de longa distância?
Melhorando a velocidade de fundistas
Treinos de velocidade para corredores amadores
VO2 máximo, Limiar Anaeróbico, Ácido láctico ou lático
Estratégias para treinos fortes seguidos
Correr na rua com segurança - O Jogo de Velocidade
Treino de velocidade não precisa ser na pista
Existe um método ideal de treinamento para corredores de fundo?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar