Melhor esporte para condicionamento aeróbico e saúde cardiovascular

Pergunta: Qual é o melhor esporte para obter condicionamento aeróbico e boa saúde cardiovascular?

Corredora - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Existem inúmeras atividades físicas cujo o percentual aeróbio é bastante aplicado, nem sempre uma atividade física pode ser considerada como um esporte, porém levando-se em conta o exercício físico, o treinamento, a competição, alguns parâmetros devem ser observados.

Não só em ritmo de competição, porém no treinamento, a atividade aeróbia é imprescindível, a atividade física tem em sua base de preparação e treinamento, componentes aeróbios que são fundamentais.

Não se consegue por exemplo na preparação de um velocista, cuja atividade é essencialmente anaeróbia ou de um boxeur cujo os rounds tem apenas 3 minutos, de um nadador cuja prova é 100m, sem que o treino aeróbio seja um dos principais alicerces.

PUBLICIDADE

Fisiologicamente a preparação aeróbia através do "steady state" preconizado como " endurance" provoca uma hipertrofia cardíaca no atleta, obrigando seu coração a ter pulsações mais lentas porém mais fortes.

Segundo o fisiologista austríaco/alemão Dr. Van Aaken, o regime de " steady state " dá uma estrutura enorme para o treinador ter uma base para seu atleta de velocidade ou de resistência, não só no atletismo como na natação, no futebol , no basquete, no vôlei, no judô. 

A atividade esportiva que oferece melhor condição cardiovascular é a corrida em regime de LSD (long slowly distance), a corrida longa e lenta.

Vemos em jovens iniciantes em provas de velocidade sendo treinados apenas em velocidade, esquecendo os seus orientadores da importância, dentro desta pirâmide que é a atividade em steady state.

Respondendo ao quesito do amigo Helinho, o esporte mais indicado para uma boa condição física dos 7 aos 80 anos é a corrida ou a caminhada longa e lenta.

Um abraço em todos os leitores e boas corridas!

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O melhor esporte para obter condicionamento aeróbico e boa saúde cardiovascular é a corrida, porém tem uma desvantagem, o impacto da corrida prejudica as articulações a musculatura.

PUBLICIDADE

Outros exercícios que melhoram a capacidade cardiorrespiratória é a natação e o ciclismo.

O ciclismo tem um inconveniente, é caro, tem o perigo dos roubos da bicicleta e o cuidado para não se acidentar, mas o impacto é quase zero.

Já a natação é o melhor de todos, sem impacto, é barato, mais caro que a corrida e mais barato que o ciclismo.

Todos esses esportes tem seus benefícios e malefícios, mas o que tem menos malefícios é a natação.

Resposta do Professor Luis Tavares

O melhor esporte continua sendo a natação, segundo a corrida.

A natação por ser na água evita sobrecarga das articulações, principalmente quem tiver sobrepeso ou problemas de articulações, além de melhorar a resistência e saúde cardiovascular.

A corrida também é muito bom desde que feito de forma gradual e progressivo, e sempre com uma supervisão de um orientador físico, formado em educação física.

Professor Luis TavaresTelefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Correr para benefícios cardiovasculares
Benefícios das corridas longas
Treinamento de base
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Natação - História
Ciclismo - Dicas para suas pedaladas na bicicleta
Corredores devem fazer cross-training?
Benefícios da corrida para a saúde
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar