Alongamentos e a performance do corredor

Pergunta: Alongamentos ajudam a performance do corredor?

Corredora alonganto - CDC Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O alongamento chamado de stretching é de fundamental importância para todas as pessoas que fazem atividade física.

Ele previne problemas físicos de toda ordem, ajuda no desenvolvimento da corrida principalmente, entretanto, existem pessoas que exageram no alongamento, dai então ele passa a ser prejudicial.

Vemos corredores fazendo um alongamento excessivo antes e depois dos treinos e das competições este tipo de exercício deve ser feito em um tempo de 5 a 10 minutos no máximo antes e depois do treinamento e das competições.

PUBLICIDADE

Logicamente você deve determinar o tempo para esta pratica saudável.

Os exercícios com alongamento são recomendados para todo o corpo, evidenciando principalmente os membros inferiores, tendão de calcâneo, para as panturrilhas ou gêmeos que chamamos vulgarmente de "batatas das pernas".

O alongamento colabora na recuperação e prevenção de problemas musculares e deixa o atleta psiquicamente melhor equilibrado melhorando sua auto-estima e confiança.

Como o alongamento é recomendado para uma melhora e excelente flexibilidade é uma solução para os fundistas que na sua maioria não fazem alongamentos necessários.

Todo fundista deve saber que o alongamento maximiza a flexibilidade do corpo, dai então sua pratica diária oferece um desenvolvimento melhor nos treinos e nas competições.

Uma das maiores falhas que nossos corredores de rua cometem é não fazer educativos de corrida e neles de incluem os alongamentos.

Boas corridas para todos!

 

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Tudo em excesso é prejudicial.

Os alongamentos ajudam na performance do atleta, porém, tem que ser feitos de forma moderada antes e depois do treino.

PUBLICIDADE

Antes do treino fazer um aquecimento sem vergonha, ou seja, um trote de 5 minutos ou uma caminhada de mesmo tempo para aquecer a musculatura, despertar o corpo, depois uma série de alogamentos básicos, coisa simples nada de contorcionismo, pois o movimento da corrida é de contração muscular, e se o sujeito se alongar demasiadamente os músculos estarão tão distendidos que ao correr pode haver uma ruptura. Por isso que nop aquecimento deve-se fazer uns alogamentos básicos, só para despertar a musculatura.

Após o treino, também fazer a mesma coisa, ou seja, alogamentos básicos e poucos, só para distender os músculos que estão muito contraídos devido ao longo tempo de contração e distensão do movimento da corrida.

É isso, ajuda, mas de forma moderada.

Resposta do Professor Luis Tavares

Antes de um treino ou competição não acredito que alongamentos melhorem a performance do corredor. Prefiro um aquecimento de 10 a 15 minutos de trote e um pouco de educativo do que o próprio alongamento.

Após o treino e competição , aí sim é interessante um alongamento.

Quando a musculatura está muito fria, realizar um alongamento pode, dependendo dos casos, gerar uma lesão ( distensão).

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Alongamentos antes do treino ou só depois?
Alongamentos
Métodos de Alongamento
Maratona: força e flexibilidade
Musculação melhora a flexibilidade
Flexibilidade
Alongamentos eficientes


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar