Como saber se está preparado para correr uma maratona?

Pergunta: Como um corredor sabe se está preparado para completar uma maratona?

Corredores

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Correr uma Maratona não é um desafio tão dificil de ser vencido, existem inúmeras maneiras de completar os quarenta e dois quilometros cento e noventa e cinco metros da prova.

As pessoas que normalmente fazem percursos entre 5 e 10 km nos seus treinos diários tem condições de completar a distância, logicamente dentros dos seus parametros.

Existem atletas que correm a prova abaixo de 3 horas, outros acima de 5 horas, particularmente acho que quem corre abaixo de 3 horas tem menos dificuldades do que aquele que corre para tempos acima de 4, 5 horas. Para quem não está preparado adequadamente, a dificuldade é mesma que correr a meia Maratona.

PUBLICIDADE

Um corredor sabe que está preparado para a Maratona quando treinou diariamente, alcançou uma quilometragem semanal minima de 150 a 160 km, então suas condições físicas e psicológicas o tornam mais objetivo e tranquilo.

Um grande número de corredores às vezes não consegue terminar a Maratona, mais por condições mentais do que físicas. Saber vencer a dor, a ansiedade, o cansaço é uma arte. Somente aqueles que se preparam bem psicologicamente correndo longas distâncias de maneira lenta sabem de sua positivas e reais possibilidades.

Um corredor de média qualidade, que não tenha altas perfomances nos 5 e 10 km, pode certamente completar a Maratona em boas condições.

Sugiro para aqueles corredores que estão na dúvida em participar da Maratona que procurem correr provas na distancias de 15m a 20 km de forma lenta em "steady state". Isto lhes dará um condição de endurance muito boa.

Boas corridas para todos!

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Qualquer um pode se achar pronto para completar uma maratona, depende de como ele quer completar uma maratona, inteiro ou no bagaço. Até um sedentário pode se achar pronto para completar uma maratona.

PUBLICIDADE

Como é uma prova desafiadora, ou seja, tem a quilometragem ideal para testar os limites do homem comum, eu penso que se o sujeito quer completar uma maratona satisfatoriamente, ele terá que ter um lastro de corridas e treinamentos de no mínimo 3 anos de prática, menos que isso é terminar com sofrimento e o day after pior ainda.

Lastro não quer dizer os 3 anos de corrida, treino, etc, pois o sujeito diz que corre há 4 anos e não treina adequadamente para correr uma maratona; o que eu quero dizer com isso? Que tem gente que corre há 5 anos, mas faz aquela corridinha diária para tomar banho, ou seja, corre todo dia 5km. Isso não é lastro.

Lastro é o cara treinar com afinco quilometragens diárias condizente com a prova de maratona, ou seja, no mínimo de 50 a 80km semanais e por uns 3 anos e, mesmo assim eu penso que é pouco.

Lastro também envolve participar de provas curtas no começo da carreira e ir aumentando gradativamente até atingir a maturidade correta para entrar numa prova desafiadora como é a maratona e terminá-la bem, de saúde e de cabeça, pronto para no outro dia após a prova dar um trote de regeneração, e não acabá-la com a sensação de que eu estou fazendo aqui, ou, nunca mais eu faço essa besteira.

É isso que eu penso.

Resposta do Professor Luis Tavares

A pessoa saber se está pronta preparda para correr uma maratona através dos longões específicos ou seja os longos de 25 a 35 km.

O treino de maratona por ser muito sacrificante, o treino especifico tem duração em média de três meses, com trabalhos intervalados mais longos e as rodagens mais longos também. É nesse período que o atleta estará mais confiante se fizer o treinamento de uma forma confortável.

Se o atleta atingir basicamente os longos programados de pelo menos de 30 km em ritmo confortável, pode dizer apto a concluir a maratona.

Não há necessidade de se fazer um treino longo de 42 km para concluir uma maratona. 

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Treinos e Programa de Treinamento para Maratona
Sessões de Treino para a Maratona : limiar de lactato, ritmo, corrida
Qualquer pessoa é capaz de completar uma maratona?
Reserva de glicogênio muscular para a maratona?
Preparando suas pernas para 42 km de asfalto duro
Bater no muro durante a maratona
A Barreira do 30 Km na Maratona
Idade mínima para participar de maratona?
Volume de treinamento para maratona?
Progressão de volume para maratonistas e corredores
Princípios básicos de treinamento para corredores
Ritmo e distância ideias para os longões
Treino de corrida longa
Benefícios das corridas longas
Origem da maratona
Pessoas com obesidade podem completar uma maratona?
O que o corredor pode fazer para evitar assaduras durante a maratona?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar