Qualquer pessoa é capaz de completar uma maratona?

Pergunta: Qualquer pessoa é capaz de completar uma maratona?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Existem inúmeras maneiras de terminar uma maratona, caminhando, trotando, correndo, destas três maneiras sua performance positiva ou negativa acaba acontecendo nos infindáveis 42km 195m.

Um individuo com uma preparação mínima pode completar a maratona e certamente terá inúmeras dificuldades, de todas as formas, é necessário um check-up médico, e muito boa vontade em atingir este objetivo.

Completando uma maratona ele sofre física e mentalmente mais o atleta que corre na casa das 5 horas do que aquele atleta na casa das 2h e 15.

Acredito que qualquer pessoa movida de boa vontade e disposta a enfrentar a fadiga, consegue fazer o percurso. Correr uma maratona é um empreendimento de certa forma que envolve riscos.

A hiponatremia (pelo excesso de ingestão de água), as cãibras, as dores musculares, a falta de um objetivo programado na passagem dos quilômetros, o enfretamento das subidas, das descidas (que desgasta m mais do que as subidas) e principalmente as condições emocionais que desgastam sobremaneira o corredor.

Em verdade todo o individuo que não tenha um sobrepeso, não tenha problemas de saúde, que tenha uma ansiedade equilibrada pode concluir uma maratona, seu desempenho, o tempo a ser obtido é outra questão.

Normalmente a pessoa acostumada a correr com freqüência cardíaca baixa tem melhor condição de correr os 42km195, pois seu músculo involuntário já está hipertrofiado, volto a afirmar o mais importante para o estreante é o lado emocional. Tenho como filosofia que o correr lento e longo faz com que os degraus de uma prova tão desgastante sejam ultrapassados com mais facilidade.

Desta forma podemos afirmar que qualquer pessoa pode fazer uma maratona, levando em conta um delicado check-up na máquina, física e emocional.

Um abraço!

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


PUBLICIDADE


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Sim, mas com um detalhe, o day after vai ser sem andar por uma semana ou mais, e se sinta feliz por só acontecer isso.

O grande mestre Mário Cantarino sempre dizia isso, "correr uma maratona todo mundo pode, até eu que estou beirando os 80 anos, mas, terá várias conseqüências, a mais branda é ficar pelo menos uma semana sem andar ou andar se arrastando de tanta dor".

Eu comecei a correr, em março de 1970 e minha primeira corrida de 10.000m na pista ou na rua foi em 1974. Antes disso só participava de provas de no máximo 7km. Minha primeira meia-maratona foi oito anos depois de começar a correr e a primeira maratona foi, em 1979.

Vocês viram, quase 10 anos para correr a primeira maratona, ou seja, quem quer se aventurar numa prova dessa tem que ter lastro. Lastro não é anos de treino, pois o cara pode dizer que treina há 10 a nos, mas, não passa de 40km semanais, ou menos. Lastro é treino diário e distâncias compatíveis para se preparar para uma empreitada dessa.

Correr maratonas como muita gente faz, ou seja, caminha mais do que corre, pra mim não é correr uma maratona. Correr uma maratona é estar bem preparado, correr o tempo todo e terminar com umas dorzinhas, mas nada que o impeça de dar um trote dois dias depois. Mas não, muita gente se gaba de correr uma maratona quase andando, ou andando mais do que correndo, e depois ficar uma semana de molho. Gente que faz isso deveria se envergonhar em vez de se vangloriar.

Todo mundo é capaz de correr uma maratona, mas, bem preparado. Não se aventure a fazer uma coisa se você não está preparado o suficiente, é prejuízo na certa. Não é desafio, é burrice.



PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Sim, desde que haja uma boa periodização de treinamento com planejamento a longo prazo.

É importante que o aluno tenha em sua bagagem de pelo menos 4 meias maratonas em seu currículo, antes de se ingressar em uma maratona.

Geralmente o treino especifico de maratona tenha de 3 a 4 meses de duração e é um período onde o aluno tem que ter uma excelente disciplina no cumprimento dos treinos , que são árduos e requer tempo em função dos longos. Ao final desses 4 meses, se o aluno conseguiu cumprir de pelo menos 80% dos treinos proposto, com certeza fará uma boa maratona e concluirá a prova.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Sessões de Treino para a Maratona
Preparando suas pernas para 42 km de asfalto duro
Treinos e Programa de Treinamento para Maratona
Tomada de decisão durante a maratona
Estratégia para corridas com ladeiras?
Automassagem para corredores
Princípios básicos de treinamento para corredores 
Treino, recuperação, supercompensação
Plano de 10 passos para corrida eficiente
Como um corredor sabe se está preparado para completar uma maratona?
O que o corredor pode fazer para evitar assaduras durante a maratona?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar