Programa de corrida de longa distância pela distância ou duração dos treinos

Pergunta: É melhor planejar o programa de treinamentos de corrida de longa distância baseando-se na distância ou duração dos treinos?

Corredores

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Para planejar treinamentos, sou a favor de orientar os atletas que corram baseados em tempo e não em distancias pré fixadas como 5,10,15 km.

Os motivos podem ser os mais variados, quando desejamos que o corredor iniciante que nunca correu uma distancia de 10 km por exemplo, devido seu receio e ansiedade em fazer os 10 km propostos, poderá faze-lo porém os 10 km sugeridos podem ser feitos de uma forma abaixo do desejado pelo treinador.

Quando solicitamos que o corredor faça uma distancia de 10 km como já citado ao invés dizermos que ele deve correr os 10 km em uma estrada ou em um parque, que nem sempre sabemos as medidas exatas, solicitamos ao atleta que corra um tempo que está dentro de suas possibilidades perto de 10 km.

Isto evita ansiedade no treino, competitividade entre os corredores durante o percurso, e sobretudo após o percurso feito, ele ( o atleta ) terá mais auto confiança nas suas possibilidades, logicamente este tipo de treino não aplico em pista, somente em percursos e trilhas, é necessário saber as possibilidades do seu corredor para não induzi-lo a fazer uma distancia fora dos padrões desejados, fundamentalmente determinar distancias é muito fácil, como vemos em planilhas que lemos em todos os lugares, porém sou a favor do olho no olho e o treinador deve conhecer o seu pupilo e saber suas possibilidades de correr 40', 45',50' dentro da distancias programada, neste caso de tempo e não de quilometragem o fator psicológico é de extrema valia.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


PUBLICIDADE


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Sou adepto de que os treinos baseados em distância são os intervall-training, ou seja, os tiros. Já os percursos em tempo, sair para fazer 1 hora por exemplo, pois treinar por quilometragem você fica refém. Já por tempo não, você pode percorrer 15km em 1 hora, como pode nem chegar a 12km, isso vai depender do seu organismo. Por isso que treinar com fequencímetro cardíaco é a melhor coisa, você sai para correr 1 hora baseado na sua freqüência cardíaca e não na quilometragem.

Pensa bem, correr baseado no tempo é muito melhor do que na quilometragem, o treino se torna mais prazeroso. Você sai para um percurso que não conhece ou mesmo conhecendo, mas não se importa até onde vá, o importante é que você vai meia hora num sentido e volta meia hora, tudo conforme sua freqüência cardíaca. Num dia você consegue e percorrer, sei lá, 12km, mas na outra vez que você vai fazer esse mesmo percurso, pode ser que nem chegue ao ponto que foi anteriormente, isso vai depender do seu organismo.

Treino por tempo é bom para se avaliar o condicionamento, se você não está entrando em overtraining, etc.

Treino por distância, é treino de ritmo. Treino aeróbico é por tempo.



PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Dentro de uma periodização de treinamento, aconselho na primeira etapa priorizar por duração dos treinos, pelo fato de estar no começo dos treinos e dar ênfase no “ endurance” , para depois entrar com qualidade e quilometragem.

Por exemplo, nos dois primeiros meses, pode se aumentar o volume por tempo, como 1 hora...; 1h:30 mins...; 2 horas, etc e no terceiro mês a quilometragem como 15 km, 18 km, 20 km, etc.

Qual a finalidade: Quando estamos inicio dos treinos, quando se fala em 15 km ou 18 km, nos parece uma eternidade e parece algo que vai demorar para terminar, e quando fazemos por tempo, a sensação de chegar ao seu final é mais rápido e veremos que ao terminar o treino , corremos uma distancia próxima dos 15 km; 18 km e não cansamos tanto, se tivéssemos estipulado por quilometragem. 

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br


PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Como correr mais devagar ao treinar
Ritmo na parte inicial das competições
Como planejar seu calendário de corridas
Alimentar corretamente
Capacidade aeróbica
Maratona: força e flexibilidade  
Melhorando a performance: Pense positivo! 
Princípios básicos de treinamento para corredores 
Sessões de Treino para a Maratona
Plano de 10 passos para corrida eficiente
Preparando suas pernas para 42 km de asfalto duro
Treino, recuperação, supercompensação
Tomada de decisão durante a maratona
Preparação para o dia da corrida
Acelerar a recuperação de competições
Taxa ótima de treino x recuperação
Estabelecendo objetivos para a corrida
Benefícios das corridas longas
Jogos Olímpicos - Olimpíada de Londres 1908 - Distância oficial da maratona
História da São Silvestre

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar