Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos

Pergunta: Como motivar um familiar sedentário a praticar exercícios físicos regularmente?

Corredores

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Uma pessoa sedentária, às vezes o é, por falta de motivação, tempo, vontade, complexos ou se apresenta frustrada com seu aspecto físico, e principalmente pela falta de motivação em sua qualidade de vida.

A melhor orientação para que este individuo saia do sedentarismo é mostrar-lhe que a atividade física e principalmente mental pode oferecer uma qualidade de saúde mais agradável, e mais anos de vida, explicar que muitas vezes certas doenças provem de momentos de tristeza, frustrações, decepções.

PUBLICIDADE

Dar exemplos de pessoas que também são sedentárias e que este tipo de situação pode conduzir a diversos problemas como, osteoporose, problemas cardíacos, de circulação, excesso de adiposidade, momentos de esquecimento de coisas recentes, e muitas vezes de coisas do passado não tão recentes, explicar que ela esta com uma aparência de pessoas para baixo, abatida.

Mostrar ao sedentário que indivíduos como ele as vezes se deixam levar pelo álcool, pela nicotina e outro vícios.

Exemplificar que exercícios simples como a caminhada de pelo menos 40 minutos ao dia ou uma corrida longa e lenta exercícios de alongamento, movimentos simples como subir para casa por escada não usando o elevador, andar uma quadra mais, pode lhe proporcionar mais alegria de viver e uma auto estima completa.

O mais adequado é induzir o sedentário à atividade física de forma não obrigatória mas de forma voluntária e agradável, sempre dando exemplos comparativos do que é o melhor ele.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Taí uma questão difícil de responder.

Na criança é fácil, mas para um adulto que já tem seus conceitos arraigados, fica mais difícil. Estou dizendo isso porque para mim está meio difícil. Vou dar um exemplo; minha mulher e meus filhos foram atletas e pararam, ficaram de saco cheio, pois não eram corredores para manter a saúde, mas atletas de alto rendimento, ou seja, todo dia era pancada na carcaça, aí chega-se a um ponto que o corpo e a cabeça ficam esgotados.

PUBLICIDADE

Depois de 10 anos que eles pararam, agora que estou conseguindo que voltem a correr, não para serem atletas novamente, mas, para terem qualidade de vida, porém, está sendo difícil esse convencimento, principalmente com o mais novo.

Para quem nunca correu na vida, é só levá-lo para o primeiro dia de treino, mas, para não assustá-lo, comece bem devagar para que não fique todo dolorido, nem que seja correr/caminhar por apenas 10 minutos. Aí vai aumentando a carga diariamente bem devagar, sem que a pessoa note e não fique dolorido.,Ao final de algumas semanas ele já estará correndo prazerosamente e viciado, sentindo falta quando não faz nada de exercícios no dia, ou seja, o cara fica com a sensação de que está faltando alguma coisa.

O mais importante para motivar alguém a praticar exercícios regularmente, é mostrar os benefícios que isso trás, mexer com a auto-estima dele(a). Benefícios: comer o que quiser, adoecer raramente, etc. Auto-estima: corpinho sarado, sequinho, sem aqueles pneus; mostrar para os amigos que sobe três lances de escadas e nem fica botando os bofes pra fora; escutar elogios dos amigos do tipo, "puxa, o que você está fazendo? parece que remoçou uns 10 anos, e por aí vai.



Resposta do Professor Luis Tavares

A primeira coisa seria a família conscientizar os benefícios de uma atividade física. E depois elaborar um cronograma para que reserve pelo menos 3 vezes por semana com 1 hora cada para cumprir essa atividade.

Pode ser nos primeiros dias apenas caminhada em volta do quarteirão por exemplo ou em seu próprio condominio e depois de 6 meses começar frequentar algum parque ou praça próximo para caminhar e ensaiar as primeiras corridinhas, com essa atividade seu organismo estará liberando endorfina que é um hormônio de empolgação , disposição e vontade, dessa forma terá maior disposição para aumentar sua atividade física.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Como praticar mais atividades físicas
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida
Somente 10 razões para praticar exercícios físicos
Sedentarismo - Conceito, como largar e começar atividade física
Disciplina para correr: "Eu sou o comandante da minha alma"
Atividade física regular e controle de peso
Que exercício físico consome mais calorias
Dicas para emagrecer com exercício físico
Hábitos Saudáveis de Vida
Fitness e saúde dos ossos: risco do overtraining, osteoporose, ciclo menstrual e estrogênio
Benefícios da corrida para a saúde
Programa de condicionamento físico
Condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Exercício físico para emagrecer com saúde
Como fazer exercícios físicos para emagrecer
Exercícios para emagrecer - Exercício aeróbico e emagrecimento
Exercícios aeróbicos - Saúde e exercício aeróbico
Malefícios da atividade física sem orientação
Atividade física e qualidade de vida
Benefícios da caminhada
Caminhada - Caminhar Forte
A obesidade dos bebês pode retardar o desenvolvimento motor
Bebê magrinho será um adulto sadio
Há problema em concentrar seu treinamento esportivo quase todo no final de semana?
Superando as barreiras para praticar atividades físicas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar