Uso de tênis de corrida inadequado

Pergunta: Usar tênis de corrida inadequado ou gasto pode ocasionar que problemas?

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Lógico!

Pessoal, se vocês colocarem uma peça torta no carro, um parafuso que entra meio enjanbrado, a máquina pode até funcionar, mas vai empenar. É a mesma coisa com o corpo humano.

Se vocês usarem um tênis inadequado, e ainda por cima tiver uma pisada torta, um abraço. Vai ser uma série de lesões, não que aconteça de imediato, mas com o tempo, pode escrever, vai ser uma lesão atrás da outra, de toda ordem, joelho, coluna, o diabo.

Se o cara for um durango-kid, que não pode comprar um tênis que se adeqüe a sua pisada, o melhor a fazer é aprender a pisar direito, se não...

Como sempre vou contar uma estória.

Meu filho mais velho, Nilson, sofria com problemas de canelite, e não havia ortopedista que dava jeito na canela do moleque. Aí um belo dia eu comprei uma filmadora, e comecei a filmar os treinos dos garotos para corrigir os erros de postura e etc. Pois bem, vendo uma filmagem dele correndo, reparei que ele pisava dez para às dez, aí comecei a tentar corrigir a pisada dele. Forcei tanto a barra que o moleque aprendeu a pisar como se fosse meio-dia no relógio, ou seja, os dois pés apontavam para frente quando tocava o solo. Depois disso o desgaste do tênis era por igual e a canelite nunca mais o atormentou.

É isso aí o que eu tinha para dizer.

Bons treinos.

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O tênis é peça fundamental para o desenvolvimento da corrida, e necessáriamente a segurança do corredor.
Correr melhor, correr mais rápido o objetivo é sempre a melhora da performance, o ser humano quer sempre superar e superar-se.

O tênis é indiretamente ligado a proteção da locomoção do individuo, os movimentos articulares quando excessivos são causadores de lesões ( pronação e supinação) lesões estas que também poderão acontecer no futuro provinientes de tênis mal adaptados ao pé e também ao peso corporal do atleta.

O aumento da pressão sobre a planta dos pés é responsável por lesões de fadiga (tendinites ósseas, ligamentares).

O controle da estabilidade e a absorção do impacto são características mais importantes do tênis para uma melhor adaptabilidade do corredor.

Movimentos pronunciados das articulações colaboram na diminuição na diminuição da carga exigida do aparelho locomotor, quando excessivos e mal orientados são responsáveis pelo aparecimento de lesões no tornozelo, tendão de calcaneo (Aquiles) joelho e quadris, por estes exemplos verificamos a necessidade do uso adequado do tênis.

A principal preocupação quando vamos adquirir um tênis para treinamento ou competição, é verificarmos sua capacidade de impacto no solo, não apenas sua flexibilidade e designer .
Normalmente devido aos custos, os atletas raramente possuem mais de um par de tênis, entretanto é aconselhável que todos os corredores tenham pelo menos dois pares de tênis e não os usem para atividade social e passeios.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do Professor Luis Tavares

Sim com certeza.

Da mesma forma que o atletismo cresce, os fabricantes de tênis também acompanha esse ritmo procurando aperfeiçoar cada vez mais as qualidades e tecnologia do tênis.

Para se ter uma idéia. Comecei a correr em 1985, naquela época não existia variedades de tênis específicos de corrida como tem hoje. Em termos de tênis importado existia o famoso Tiger, muito usado pelos atletas profissionais e aqui no Brasil único para corrida era da Adidas que chamava muita atenção pelo solado “ saltado para fora”. E quando adquiri esse tênis, achava uma maravilha pela leveza e olha que pesava mais ou menos 560 g o dobro dos tênis de hoje. E hoje temos a felicidade de encontrarmos todos tipos de tênis, para cada tipo de competição, treino, pisada, etc.

Para cada tipo de pisada ou treino ou competição existirá um tênis especifico.

Portanto é importante investir um pouco mais no inicio com uma qualidade de tênis para não gastar mais com problemas de lesões.

Um tênis inadequado pode gerar problemas nas articulações do tornozelo e joelho e tênis gasto com certeza não haverá um sistema de amortecimento como antes e poderá ocasionar os mesmos problemas.

Vale uma dica: Antes de comprar um tênis experimente no seu pé, ande, veja o sistema de amortecimento, flexibilidade e nunca compre pela marca ou beleza e sim o tênis que melhor se adapta ao seus pés.

Procure antes de competir com esse tênis ter pelo menos 100 km rodados para melhor flexibilidade e evitas
bolhas nos seus pés.

Quando estiver gasto a sola do tênis , está na hora de trocar o seu tênis.

Espero ter ajudado com essas dicas.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br 
site: http://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE

 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Artigos relacionados:
Tênis de Corrida, como escolher
Tênis de Corrida, durabilidade
Dicas sobre tênis de corrida
Categorias dos tênis de corrida
Lesões comuns nos pés dos corredores - Achilles tendinitis, Torção no tornozelo, Pé de atleta, Unha preta, bolhas, Joanete, Esporão calcâneo, Dedos encurvados, Unha encravada, metatarsalgia, Neuromas, Plantar fasciitis, Sesamoiditis, Fratura de estresse
Lesões na perna - Inflamação nos músculos e tendões da tíbia (canelite), fratura por estresse, síndrome compartimental, distensão muscular
Para que tipo de corredor é recomendado o tênis de competição mais leve?
Reflexologia, tai-chi-chuan, ginástica Lian Gong e meditação - Terapias alternativas
Shiatsu Expresso - Terapias alternativas para o dia de descanso do corredor
Quick Massage - Benefícios
Automassagem para corredores
Correr descalço não garante vida esportiva mais longa
Palmilhas de amortecimento para o corredor?

VoltarVoltar