Lipoaspiração - Segurança é examinada

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade do Sudoeste do Texas, nos Estados Unidos, afirmam ter completado o primeiro estudo compreensivo dos efeitos da lipoaspiração em diferentes partes do corpo, durante e imediatamente após o procedimento. 

O resultado é uma boa notícia para os defensores do tipo mais popular de cirurgia plástica e alternativa cada vez mais popular para perder peso. “A conclusão é que a lipoaspiração é segura”, afirmou o líder da pesquisa, Jeffrey Kenkel. 

PUBLICIDADE

“Mas é importante lembrar que nem todo mundo é um bom candidato para o procedimento. Os pacientes devem ser saudáveis e considerados de baixo riscos para passarem por anestesia e cirurgia”, ressalta o cientista. Segundo ele, o procedimento não pode ser recomendado, por exemplo, para pacientes com problemas cardiovasculares ou com pressão alta. 

O estudo, que estará sendo publicado em dois artigos na edição de setembro do periódico Plastic & Reconstructive Surgery, da Sociedade Norte-americana de Cirurgiões Plásticos, analisou o impacto fisiológico da lipoaspiração no coração e pulmões, bem como as mudanças eletrolíticas provocadas no corpo. 

Também foi investigado o que ocorre quando a lidocaína e a epinefrina, substâncias administradas durante a lipoaspiração, são metabolizados dentro dos tecidos. De acordo com os cientistas, é fundamental que os níveis do primeiro (um anestésico) e do segundo (vasoconstritor) sejam cuidadosamente monitorados durante o procedimento, para garantir a segurança do paciente. 

Os pesquisadores também examinaram os níveis de lidocaína – um antiarritmico – em diferentes áreas do corpo em pacientes saudáveis durante e após a cirurgia. Os resultados mostraram que o coração, em alguns casos, funcionou em um ritmo duas ou três vezes acima do normal, mas tolerado pelos pacientes. 

PUBLICIDADE

“Esse é o primeiro estudo a examinar as dinâmicas e farmacocinéticas (processo pelo qual medicamentos são absorvidos, distribuídos, metabolizados e eliminados pelo organismo) de como as substâncias utilizadas durante uma lipoaspiração afetam os tecidos, o sistema pulmonar, o fígado e o coração”, disse Spencer Brown, co-autor da pesquisa. 

“Ninguém havia feito uma microdiálise do tecido durante a cirurgia de lipoaspiração para analisar a fisiologia da lidocaína no corpo. Foi como tirar uma fotografia do que estava ocorrendo do lado de dentro”, afirmou Brown. 

“A proposta do nosso estudo foi confirmar se a lipoaspiração é um procedimento seguro, bem como encontrar maneiras de torná-la mais segura”, disse Kenkel. “Como qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração submete o organismo a um nível de estresse. Entretanto, se conduzida por um cirurgião competente, em um estabelecimento médico acreditado, ela pode ser considerada uma operação segura.” 

Cerca de 400 mil pessoas nos Estados Unidos, a grande maioria mulheres entre 19 e 50 anos, passam anualmente pelo processo de extração de gorduras superficiais por punção e aspiração a vácuo. No Brasil, o número é equivalente. 

O estudo também contou com a participação de pesquisadores dos Laboratórios Médicos Mayo, nos Estados Unidos, e da Universidade Goettingen, na Alemanha.
Fonte: Agência Fapesp, 03/09/2004.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Prevenção da obesidade
Lipo Light ou Mini Lipo
Abdominoplastia - Dermolipectomia abdominal
Redução de intestino
Gastroplastia
Cirurgia de redução de estômago contra a Redução de intestino
Gastroplastia
Cirurgia de redução estômago contra a obesidade - Bariátrica
Banda Gástrica
Lipoaspiração para emagrecer?
Cirurgia plástica estética
Bioplastia - plástica sem cortes
Perder peso
Cirurgia plástica
Lipoaspiração - Riscos e complicações
Lipoaspiração - O que esperar antes e depois da cirurgia
Lipoaspiração - O que é, preços, alternativas
Lipoescultura e Lipoaspiração
Pressão alta - hipertensão
Lipo
Boa cicatrização na cirurgia plástica
Cirurgia plástica e idosos
Gluteoplastia, aumento de bumbum, e cirurgia plástica de panturrilha
Lipomioescultura
Sobrepeso e obesidade - Tratamento
Sobrepeso e obesidade - Causas
Sobrepeso e obesidade
Sintomas da obesidade
Obesidade no Brasil
Gordura abdominal masculina e feminina - Causas, tratamento, como perder, tratamento e dieta
Tipos de obesidade
Cálculo biliar, alimentação e obesidade
Conseqüências da obesidade
Balão Intragástrico
Torsoplastia - Cirúrgica plástica para ex-obesos

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: