Lesão cerebral traumática - Trauma no cérebro

Tomografia - National Cancer Institute Image Gallery

O que é lesão cerebral traumática?

A lesão cerebral traumática ocorre quando um trauma súbito causa dano ao cérebro, como por exemplo quando a cabeça bate violentamente ou quando um objeto atravessa o crânio e entra no tecido cerebral. 

Sintomas da lesão cerebral traumática

Os sintomas da lesão cerebral traumática pode ser leves, moderados ou severos, dependendo da extensão do dano ao cérebro. Um pessoa com lesão cerebral traumática pode permanecer consciente, ou perder a consciência por alguns segundos ou minutos. 

Outros sintomas de lesão cerebral traumática podem incluir dor de cabeça, confusão, tontura, visão turva, zunido no ouvido, mau hálito, problemas de memória e concentração, fadiga, letargia e mudança nos padrões de sono. 

Além dos sintomas já citados, pessoas com lesão cerebral traumática moderada ou severa também podem tem dor de cabeça que fica pior e não vai embora, náusea a vômito, convulsões, incapacidade de despertar do sono, perda de coordenação, dilatação de uma ou das duas pupilas, fala enrolada, fraqueza e perda de sensibilidade nas extremidades e agitação.

PUBLICIDADE

Tratamento da lesão cerebral traumática

Qualquer um com sinais de
lesão cerebral traumática moderada ou severa deve receber cuidados médicos o mais rápido possível. Uma vez que pouco pode ser feito para reverter o dano inicial causado pelo trauma, a equipe médica tenta estabilizar o indivíduo com lesão cerebral traumática e prevenir mais danos. As preocupações principais incluem prover o suprimento de oxigênio apropriado ao cérebro e resto do corpo, manter o fluxo sanguíneo adequado e controlar a pressão sanguínea. 

Exames de imagens ajudam a determinar o diagnóstico e prognóstico de um paciente com lesão cerebral traumática. As pessoas com lesão cerebral traumática leve a moderada podem passar por raio-x do crânio e pescoço para verificar fraturas os instabilidade na espinha. Para casos moderados a severos faz-se tomografia computadorizada. Pacientes com lesão cerebral traumática moderada a severa passam por reabilitação que envolve programa individualizado nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, psicologia/psiquiatria e apoio social.

PUBLICIDADE

Prognóstico da lesão cerebral traumática

Aproximadamente metade dos pacientes com
lesão cerebral traumática severa precisarão de cirurgia para reparar hematomas ou contusões. Deficiências decorrentes da lesão cerebral traumática dependem da gravidade, local da lesão, idade e saúde geral do paciente. Algumas deficiências comuns incluem problemas de cognição (raciocínio, memória), processamento sensorial (visão, audição, tato, olfato e paladar), comunicação (expressão e compreensão), comportamental e de saúde mental (depressão, ansiedade, alterações de personalidade, agressão). Lesões mais sérias no cérebro podem resultar em estupor, coma ou estado vegetativo.

Que pesquisas estão sendo feitas sobre a lesão cerebral traumática?

O "National Institute of Neurological Disorders and Stroke" conduz pesquisas sobre lesão cerebral traumática que envolvem estudos em laboratórios e montagem de cenários clínicos para entender melhor os mecanismos biológicos relacionados às lesões no cérebro. Essas pesquisas permitirão aos cientistas desenvolver estratégias e intervenções para limitar os danos cerebrais primários e secundários que ocorrem dentro de dias após o trauma no cérebro, e planejar terapias para tratar a lesão cerebral melhorar a recuperação da função a longo prazo.

Saiba mais:
Torcicolo - Dor no pescoço
Coma e Estado Vegetativo Persistente
Perda auditiva - Causas e prevenção
Perda auditiva condutiva, neurossensorial e presbiacusia
Zumbido no ouvido
Trauma na coluna - O que acontece quando há lesão na medula espinhal
Lesão na coluna cervical e medula espinhal - Conseqüências
Gagueira - O que é, causas, tratamento
Ansiedade - Sintomas e tipos


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto: National Institute of Neurological Disorders and Stroke
Tradução: copyright © por Helio Augusto Ferreira Fontes