Corrida entres os nativos americanos

 

Meu interesse sobre a tradição da corrida nas sociedades nativas das Américas foi despertado pelo domínio dos indígenas nas provas de ultramaratona em trilhas. Nos EUA são disputadas quatro importantes ultramaratonas de 100 milhas em trilhas (Old Dominion, Western States, Leadville e Wasatch) que geralmente são vencidas por nativos muitas vezes calçando típicas sandálias feitas manualmente. Estes indígenas são descendentes da tradição de corredores mensageiros, que vem de tempos remotos, antes da colonização branca das Américas.

Como as sociedades nativas das Américas não possuíam cavalos, o sistema de corredores mensageiros era fundamental e foi usado por várias nações pré-colombianas como os Incas, Maias, Astecas e diversos povos da América no Norte e Central. O treinamento destes mensageiros, que vinha desde a infância, comparava-se aos dos atletas profissionais de hoje. Eles eram capazes de cobrir distâncias de 160 a 320 quilômetros em um dia!

A corrida de revezamento era usada pelos mensageiros indígenas, tanto no vasto Império Inca com sua rede de estradas das Américas que totalizava a distância de 4.000 km desde o sul do Chile até o Equador, quanto pelos Iroquois, no leste dos Estados Unidos, para ligar as nações da sua confederação. 

Mas as corridas não eram usadas como esporte? A resposta é sim! Nas sociedades nativas das Américas também havia competições com corridas. Além de ser usada por mensageiros, as corridas também faziam parte de competições entre os nativos de várias regiões das Américas, desde o gélido Alasca até os desertos escaldantes. Até nas regiões mais gélidas do Alasca os Esquimós realizavam corridas curtas durante o ritual de 14 dias realizado durante o mês de janeiro.
Fonte: http://www.peabody.harvard.edu/mcnh_running/default.html

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Voltar
Voltar à seção História do Atletismo

 

Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

Baseado no livro Indian Running de Peter Nabovok. 

Clique aqui ou na capa à direita para mais informações ou para adquirir o seu exemplar do livro através da Amazon

 

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas