Hortaliças para nossa saúde

Hortaliças - CDC/ Eric Grafman

O consumo de hortaliças é de vital importância para a saúde, pois elas são ótima fonte de fibras, vitaminas e sais minerais

As fibras alimentares são fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Já as vitaminas e minerais realizam papeis importantes em nosso corpo, como por exemplo desempenhar ação antioxidante.

Algumas hortaliças fornecem fitoquímicos, que têm ação benéfica para a saúde na prevenção de doenças e auxílio na recuperação de pessoas com enfermidades. Entre os benefícios do fitoquímicos estão a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares e melhora do sistema imunológico.

Benefícios das hortaliças para nossa saúde

* Ter uma alimentação rica em hortaliças e frutas pode reduzir o rico para doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e AVC.

* Consumir regularmente hortaliças e frutas pode proteger contra alguns tipos de câncer.

PUBLICIDADE

* Dieta com alimentos ricos em fibras alimentares, como hortaliças e frutas, pode reduzir o risco de doença cardíaca, obesidade e diabetes tipo 2.

* Comer hortaliças e frutas ricas em potássio pode diminuir a pressão sanguínea, reduzir o risco de desenvolver pedra nos rins e ajudar a retardar a perda óssea.

* Consumir hortaliças que tem poucas calorias por porção, ao invés de alimentos muito calóricos, pode ser útil para diminuir a ingestão total de calorias.

Hortaliças e nutrientes

* A maioria das hortaliças tem naturalmente pouca gordura e calorias. Nenhuma hortaliça possui colesterol.

* Hortaliças são fonte importante de muitos nutrientes, como potássio, fibra alimentar, ácido fólico, vitamina A e vitamina C.

PUBLICIDADE

* Alimentação rica em potássio pode ajudar a manter a pressão sanguínea saudável. Fontes de potássio incluem espinafre e beterraba.

* As fibras alimentares de hortaliças, como parte de uma alimentação saudável, ajudam a reduzir os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino. Elas ajudam a reduzir constipação e diverticulite. Alimentos ricos em fibras, como hortaliças, ajudam a dar sensação de saciedade com menos calorias.

* Ácido fólico (folato) ajuda o organismo a fabricar hemácias. Mulheres que podem engravidar devem consumir quantidade adequada de ácido fólico de alimentos, e adicionar 400 mcg na forma de suplemento alimentar. Isso reduz o risco de defeitos do tubo neural, espinha bífida e anencefalia durante o desenvolvimento do feto.

* Vitamina A promove a saúde dos olhos e pele, e ajuda a proteger contra infecções.

* Vitamina C ajuda a sarar feridas e promove a saúde de dentes e gengivas. A vitamina C também ajuda na absorção de ferro.

Saiba mais:
Os 10 alimentos mais saudáveis
Alimentação Saudável
Fitoquímicos
Vitaminas - Vitamina B, B1, B2, B12, D, C, K, A, E, beta-caroteno
Sais Minerais e saúde
Fibras Alimentares - Alimentos ricos em fibra alimentar ...
Verduras, legumes e frutas para emagrecer
Frutas e verduras para emagrecer
Alimentos orgânicos


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: