Uso de hormônios e o útero

Quais são os efeitos do uso de hormônios ao útero?

Estudos têm mostrado que a exposição a longo prazo do útero ao estrogênio sozinho aumenta o risco de câncer endometrial (câncer do revestimento do útero). O risco associado ao estrogênio mais progestina parece ser bem menor, mas alguns dados sugerem que ele ainda aumenta comparado às mulheres que não usam hormônios. O efeitos a longo prazo do uso de combinação de hormônios permanece incerto.

Por exemplo, alguns estudos de observação mostram que o risco de câncer endometrial em mulheres tomando estrogênio mais progestina é quase o mesmo das mulheres que não usam estrogênio (6), desde que a progestina seja usada por 10 ou mais dias por mês (7, 8). Porém, outro estudo de observação mostrou que, comparadas às que nunca usaram hormônios, mulheres que tomam estrogênio com o uso de progestina por menos de 10 dias ao mês, e mulheres que tomam estrogênio com o uso de progestina diariamente, têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer endometrial. O mesmo estudo mostrou que mulheres que usaram estrogênio mais progestina, com essa sendo tomada entre 10-21 dias por mês, não tiveram o risco de desenvolver câncer endometrial aumentado comparado com as que não usam hormônios (9).

O estudo WHI mostrou que as taxas de câncer endometrial para mulheres usando estrogênio mais progestina diariamente eram as mesmas daquelas tomando comprimido de placebo. Porém, o sangramento uterino era um efeito colateral comum, levando a freqüentes biopsias e ultra-sons para mulheres usando combinações de hormônios comparadas às que tomaram placebo (10).

Para as mulheres que usam a reposição hormonal na menopausa e sofreram histerectomia (remoção cirúrgica do útero) geralmente é dado somente estrogênio, enquanto as que não sofreram esse procedimento é dado estrogênio mais progestina.

PUBLICIDADE


Perguntas e respostas sobre reposição hormonal na menopausa


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Leiomioma de Útero - Mioma uterino
Check-up médico para a mulher
Câncer de colo do útero ou cervical - Causas e fatores de risco
Câncer cervical ou de colo do útero - Sintomas, detecção e diagnóstico
Câncer de colo do útero ou cervical - Tratamento com cirurgia, radioterapia e quimioterapia
Teste de Papanicolau
Câncer de endométrio
Cólica Menstrual - Dismenorréia
Dor pélvica - Causas e tratamento
Fibrose Uterina

Créditos:
National Cancer Institute
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes

VoltarVoltar a mulher corredora

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas