Reposição hormonal e saúde dos ossos

Perda óssea - Nasa

Quais são os efeitos da reposição hormonal sobre a saúde dos ossos? 

Osteoporose é a perda de massa e densidade óssea, a qual faz com que os ossos fiquem fracos e aumenta as chances de fraturas. Baixos níveis de estrogênio têm sido associados à osteoporose em mulheres.

PUBLICIDADE

O uso de estrogênio sozinho e combinado com progestina tem demonstrado proteger contra osteoporose. Resultados do WHI (Women's Health Initiative) têm mostrado que estrogênio mais progestina pode prevenir fraturas no quadril, vértebras e outros ossos (2). Por exemplo, em média os pesquisadores descobriram que se um grupo de 10.000 mulheres tomasse estrogênio mais progestina por 5 anos, aconteceriam 5 casos a menos de fratura no quadril do que entre 10.000 mulheres que não usaram hormônios.

Uma análise mais detalhada do estudo WHI (23) descobriu um risco decrescente de fraturas em todos os subgrupos de mulheres, independente da idade, fumo, quedas, histórico de fraturas, uso anterior de hormônios, histórico de fratura dos pais ou anos desde a menopausa. O uso de estrogênio mais progestina também teve um efeito consistentemente positivo na densidade mineral dos ossos.  

Porém, alguns estudos têm mostrado que os benefícios para a saúde dos ossos desaparecem depois de um curto período de tempo após a interrupção do uso de hormônios. O uso de estrogênio de 3 a 5 anos para aliviar os sintomas da menopausa teve pouca importância para prevenir fraturas decorrentes de osteoporose em mulheres que alcançaram as idades de 75 a 80 anos (24, 25). Esses estudos sugerem que mulheres que tomam estrogênio para manter a densidade óssea devem continuar seu uso para obter os efeitos benéficos para a saúde dos ossos.

Perguntas e respostas sobre reposição hormonal na menopausa

Saiba mais:
Osteoporose: O que fazer para diminuir seu risco
Exercícios fisioterápicos na prevenção da osteoporose
Osteoporose em homens
Osteoporose e fatores que influenciam o pico de massa óssea


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
National Cancer Institute
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes

VoltarVoltar a mulher corredora

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas