Reposição hormonal e doenças cardíacas

Quais são os efeitos da reposição hormonal sobre as doenças cardíacas?

Os pesquisadores do WHI (Women's Health Initiative) têm descoberto que o uso de estrogênio mais progestina não só não protege como também pode aumentar o risco de doenças cardíacas entre mulheres pós-menopausa com boa saúde geral. O maior aumento de risco ocorre no primeiro ano de uso (2). Os resultados da análise mais recente do WHI mostraram que o uso de estrogênio mais progestina estava associado ao aumento geral de 24% no risco de doenças cardíacas, com uma elevação de 81% no primeiro ano de uso (19).

Em outro estudo, o Heart and Estrogen/Progestin Replacement Study (HERS) concluiu que estrogênio combinado com progestina não tinha efeitos benéficos para o coração de mulheres com histórico de doença cardíaca. Depois de um acompanhamento de 6,8 anos, não houve redução no risco de ataque cardíaco ou mortes decorrentes de doença cardíaca (20).

O estudo do Women's Estrogen-Progestin Lipid-Lowering Hormone Atherosclerosis Regression Trial (WELL-HART), que pesquisou os efeitos do uso de estrogênio sozinho e com progestina em mulheres com enfermidade na artéria coronária, descobriu que nenhum tratamento com hormônio teve qualquer efeito significativo na progressão da doença (21).

Alguns estudos de observação, nos quais as mulheres relataram quando estavam usando reposição hormonal pós-menopausa, encontrou evidência que o uso de estrogênio sozinho pode proteger a mulher contra doença coronária (22). A maioria das participantes nesses estudos eram mulheres saudáveis com baixo risco de desenvolver doença cardíaca. O WHI continua investigando, em um estudo clínico que deve ser concluído em 2005, os efeitos do uso de estrogênio sozinho sobre o coração.

PUBLICIDADE


Perguntas e respostas sobre reposição hormonal na menopausa


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigo Relacionados:
Pílula anticoncepcional eleva risco de trombose
Síndrome dos ovários policísticos - Infertilidade, sintomas, tratamento, anticoncepcional, cirurgia e dieta
Síndrome do Ovário Policístico
Cisto no Ovário
Flebite e tromboflebite
Trombose venosa profunda
Doenças respiratórias - Sintomas, diagnóstico, tratamento e tipos
Embolia pulmonar - Causas, sintomas e tratamento

Créditos:
National Cancer Institute
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes

VoltarVoltar a mulher corredora

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas