Salto em Distância Masculino nas Olimpíadas

 
PUBLICIDADE

Esta modalidade é disputada desde a primeira edição, em Atenas-1896, quando o vencedor foi o americano Ellery Clark com 6.35m. A partir de 1900, em Paris, até 1912, na Antuérpia, além do salto em distância moderno, também foi disputado o salto em distância parado. 

O grande atleta dos saltos parados foi o americano Raymond Charles Ewry. Além de conquistar quatro medalhas de ouro no salto em distância parado entre 1900 e 1908 (incluindo os Jogos Intermediários em 1906), ele também obteve quatro medalhas de ouro no salto em altura parado e duas no salto triplo parado. Raymond é o maior recordista de medalhas de ouro olímpicas com dez em quatro Olimpíadas.

No período entre guerras, a grande estrela do salto em distância foi o americano "Jesse" Owens. Além de conquistar o ouro nesta modalidade em 1936, em Berlin, saltando 8.06m, ele também venceu os 100m, 200m, e revezamento 4x100m. O negro Jesse destrui a ambição de Hitler usar a Olimpíada para provar a superioridade da raça Ariana. Nesta Olimpíada competiram pelo Brasil Dalmo Teixeira, que ficou na 9a colocação saltando 7.05m, e Márcio de Oliveira, que ficou na 15a posição.

Quase cinqüenta após, o feito de Jesse Owens foi repetido por outro atleta negro americano. Carl Lewis repetiu a façanha em 1984, na cidade de Los Angeles, vencendo o salto em distância com 8.54m, além dos 100m, 200m e revezamento 4x100m. Lewis ainda venceria o salto em distância nas três olimpíadas seguintes tornando-se o maior atleta desta modalidade com 4 medalhas de ouro, além de mais cinco nos eventos de velocidade.
Fonte : De Atenas a Atlanta, Maurício Cardoso, Ed. Página Aberta, 1996.

PUBLICIDADE


Não deixe de conferir também a entrevista com Nelson Ferreira, o astro brasileiro do salto em distância.

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Voltar à seção História do Atletismo

 
 

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas