João Carlos de Oliveira - João do Pulo
Alegrias e tragédias 

Nascimento: 1954 Nacionalidade: Brasileira
PUBLICIDADE

João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", mostrou logo como juvenil o seu excelente talento ao quebrar o recorde mundial da categoria no salto triplo com 14,75 metros no Sul-americano de 1973.

Dois anos depois, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, aconteceria o momento de maior glória em sua carreira. João do Pulo já havia conquistado a medalha de ouro no salto em distância (8,19m) e tentaria levar também medalha de ouro na sua última tentativa no salto triplo. Com um salto magnífico, de 17,89 metros, entrou para a história do esporte com um recorde mundial que levaria 10 anos para ser superado.

Na Olimpíada de Montreal-1976, João do Pulo conseguiu sua primeira medalha olímpica com um bronze. A marca de 16,90 metros não foi das suas melhores, talvez em face dos compromissos com os militares - era cabo do Exército - o tirarem de competições e de sua melhor forma física.

Quatro anos depois, na Olimpíada de Moscou, João do Pulo era um dos favoritos para a medalha de ouro. Um ano antes, no Pan-americano de Porto Rico, ela tornara-se bicampeão no salto triplo (17,27m) e em distância (8,18m) provando que era o favorito para a medalha de ouro olímpica. Numa prova polêmica, João ficou com a medalha de bronze olímpica no salto triplo sendo superado pelos soviéticos Jaak Udmae e Viktor Sansev. Suspeita-se que os ficais de linha o prejudicaram anulando seus melhores saltos para beneficiar os soviéticos.

Ainda em 1980 um trágico acidente de carro interromperia a carreira de João do Pulo no auge da sua forma. Ele sofreu durante um ano no hospital e acabou perdendo sua perna direita que foi amputada. João Carlos de Oliveira faleceu em 1999, aos 45 anos de idade, em conseqüência de uma cirrose hepática e infecção generalizada.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

 © 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas