Carlos Lopes - História do Atletismo
O campeão longevo da maratona

Nascimento: 1947 Nacionalidade: Portuguesa
PUBLICIDADE

O português Carlos Alberto de Sousa Lopes tornou-se um legenda das corridas de longa distância, não só pelos seus resultados extraordinários, mas também pela idade com a qual conseguiu seus maiores feitos, superando tabus e adversidades.

Quando chegou para a disputar a maratona da Olimpíada de Los Angeles 1984, Carlos Lopes já era um nome consagrado do atletismo com títulos como os mundiais de cross-country de 1976 e 1984, medalha de prata nos 10.000m da Olimpíada de 1976, além de ser o recordista europeu da maratona. 

Porém, muitos não o consideravam capaz de obter a medalha de ouro, afinal de contas Carlos Lopes já tinha 37 anos de idade e iria competir contra grandes nomes como Alberto Salazar e Robert de Castella. Para aumentar o pessimismo em relação a Carlos Lopes ainda pesava o fato dele ter enfrentado um período de 5 anos de lesões, entre 1977 no 1982, no qual muitos já davam a sua carreira como acabada. 

Pois Carlos Lopes não só venceu a maratona olímpica de 1984, como também o fez com o recorde olímpico de 2:09:21! E para acabar de vez com o tabu da idade, no ano seguinte à Olimpíada, Carlos Lopes, com 38 anos de idade, bateu o recorde do mundo da Maratona em Roterdã com o tempo de 2:07:11.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas