Carl Lewis - História do Atletismo
O atleta do século XX

Nascimento: 1961 Nacionalidade: Americana
PUBLICIDADE

O jovem Carl Lewis, então com 23 anos, chegou na Olimpíada de Los Angeles-1984 com um objetivo ambicioso: repetir o feito de Jesse Owens na Olimpíada de Berlim-1936. Tal qual o legendário Jesse, Lewis vinha de Alabama e tentava conquistar quatro medalhas de ouro: 100 metros, 200 metros, revezamento 4x100m e salto em distância. Ganhou todas!

Lewis não era novidade no mundo do atletismo. No ano anterior à Olimpíada de Los Angeles ela já havia mostrado seu talento ao conquistar 3 medalhas de ouro no primeiro Campeonato Mundial de Atletismo.

Em Seul-1998, Lewis parecia não ter chances de derrotar seu rival Ben Johnson nos 100m. Como de esperado Ben Johnson cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ficando Carl Lewis em segundo. Entretanto, para assombro do mundo, Ben Johnson foi desclassificado por doping e a medalha de ouro foi para Carl Lewis. Ainda em Seul ele conquistou medalha de ouro no salto em distância e prata nos 200m.

No Campeonato Mundial de 1991 Lewis estabeleceu o novo recorde dos 100m com a marca de 9.86 segundos. No ano seguinte, em Barcelona, ele conquistaria mais duas medalhas de ouro no salto em distância e revezamento 4x100m.

Lewis chegou a Atlanta-1996 disputando o salto em distância não mais como favorito. Entretanto, a experiência do atleta de 35 anos falou mais alto, e ele conquistou sua nona medalha de ouro igualando-se ao grande Paavo Nurmi.

Por todos os seus feitos a Federação Internacional de Atletismo elegeu, em 1999, Carl Lewis como o atleta do século XX.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

 © 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas