Adhemar Ferreira da Silva - História do Atletismo
Único brasileiro bicampeão olímpico

Nascimento: 29/07/1927 Nacionalidade: Brasileira
PUBLICIDADE

Adhemar Ferreira da Silva iniciou-se no salto triplo aos 20 anos de idade quando conseguiu a marca de 12,90 metros em seu primeiro salto. Isto era era um salto excepcional para um iniciante. 

De família pobre, ele trabalhava de dia estudava à noite. Tempo disponível para treinar só no horário de almoço. Apesar do sacrifício, Adhemar logo conseguiu superar a marca de 15 metros o que lhe deu a classificação para a Olimpíada de Londres-1948. Não foi bem e ficou na 14a colocação com a marca de 14,46m.

Quatro anos depois, na Olimpíada de Helsinque-1952, Adhemar era o detentor do recorde mundial (16,01 metros) e favorito para a medalha de ouro. Não decepcionou desta vez e venceu batendo quatro vezes o recorde mundial que elevou para a marca de 16,22 metros.

Como presente pela conquista, o jornal A Gazeta Esportiva quis lhe presentear com um casa. Adhemar recusou. Não poderia aceitar o presente pois perderia a condição de amador e não poderia mais disputar Olimpíadas. Um ano depois Adhemar bateria novamente o recorde mundial com a marca de 16,56m.

Em Merlbourne-1956 Adhemar conseguiu a façanha de tornar-se o único brasileiro bicampeão olímpico. Depois de um duelo com o islandês Vilhajálmur Einarsson, ele acabou prevalecendo com a marca de 16,36m. 

Na Olimpíada de Roma-1960 tentaria façanha ainda maior: o tricampeonato. Entretanto não conseguiu saltar nada. Estava com tuberculose e não sabia. Adhemar faleceu em 2001 aos 73 anos vítima de parada cardíaca.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Sugestão de leitura:
Herói Por Nós: Adhemar Ferreira da Silva,
o Ouro Negro Brasileiro

Livro - Herói por nós - clique aqui!Justa homenagem a Adhemar Ferreira. A obra traz fotos e toda a biografia deste múltiplo personagem.
Saiba mais...

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

 © 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas