Higiene Bucal

 

Fio dental - NIDDK Image Gallery

A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca. Dentes saudáveis têm menos cáries. Eles são limpos e têm pouco ou nenhum depósito de placa bacteriana. Gengivas saudáveis são rosas e firmes. Higiene bucal consiste de cuidados tanto pessoais quanto profissionais.  

Cuidados pessoais para a higiene bucal

A freqüente e cuidadosa escovação dos dentes e uso de fio dental ajuda a prevenir o acúmulo de placas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Se a cárie se desenvolver, o tratamento pode custar caro.

PUBLICIDADE

Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. Consulte um dentista se precisar orientação sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.

Produtos adicionais podem ser recomendados para suplementar (mas não substituir) a escovação e o fio dental. Esses produtos incluem palitos especiais para dentes, irrigação de água e outros. Inicialmente, o palito dental elétrico apenas era recomendado para pessoas que tinham problemas de força ou destreza nas mãos, porém muitos dentistas agora o recomendam para muitos outros pacientes a fim de melhorar a higiene bucal em casa.

Pastas de dente ou enxaguadores bucais contendo fluoreto ou anti-placas podem ser recomendados pelo dentista. Dentaduras, fixadores e outros aparelhos devem ser mantidos muito limpos. Isso inclui escovação regular e talvez também mantê-los imersos em soluções para limpeza.

PUBLICIDADE

 

Cuidados profissionais para a higiene bucal

A limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa.

Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais freqüentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado pelo menos uma vez por ano.

Saiba mais:
Prevenindo doenças da gengiva
Influência alimentar na formação e saúde dos dentes
Arma natural contra cáries - Alecrim do campo e cárie
Mau hálito - halitose..
Placa bacteriana e Tártaro
Escovar os dentes - Escova de dente
Alimentação e saúde dental
Periodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengiva
Doença periodontal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Doença periodontal - Gengivite e periodontite
Gengivite
Fio Dental
Terapia com flúor para os dentes
Placa dental ou bacteriana
Tártaro
Saliva e cáries
Mononucleose - Doença do beijo


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Oral hygiene" (en.wikipedia.org/wiki/Oral_hygiene).