Gordura recente na dieta é importante para metabolismo

Para que o metabolismo funcione bem, provendo energia para o corpo, é necessária uma dose regular de gordura vinda da dieta ou gerada de açúcares. Foi isso o que indicou um estudo da Washington University com camundongos.

Os pesquisadores descobriram que gordura recente no organismo desencadearia uma série de atividades dos genes no fígado necessárias para níveis saudáveis no sangue de açúcares, colesterol e outras gorduras. O estudo também descobriu que os depósitos de gordura antiga não desencadeiam essas atividades metabólicas. Isso é mais uma indicação que uma dieta saudável e equilibrada deve ter quantidade adequada de gorduras para um metabolismo sadio e perda de peso.

Segundo os pesquisadores, doses novas de gordura são necessárias para queimar gordura normalmente e manter em níveis normais o colesterol e glicose. Mais estudos são necessários para compreender o mecanismo no qual o organismo distingue a gordura nova da armazenada. Eventualmente, poderia-se usar gorduras especialmente elaboradas para promover o metabolismo saudável do fígado e ajudar a tratar problemas como obesidade, diabetes e doença cardíaca.
Fonte: journal Cell Metabolism, 10/05/2005.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados: colesterol e outras gorduras, dieta saudável e equilibrada, queimar gordura, obesidade, diabetes e doença cardíaca

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: