Você tem Fome e Sede de quê?

Refeições com pouca variedade de alimentos e com excesso de gorduras, sal e açúcares, podem nos levar a um estado de saúde extremamente contraditório: obesidade (ou até mesmo peso saudável) aliada à carência de nutrientes essenciais ao perfeito funcionamento de nosso corpo. Este costuma ser o quadro da “Fome Oculta” que não faz distinção de classe social, renda ou grau de escolaridade.

Uma em cada quatro pessoas no mundo sofre de “Fome Oculta”.

Em geral, a “Fome oculta” é lenta e silenciosa e não apresenta sintomas aparentes à curto prazo. Entretanto, à médio e longo prazos, aumentam os riscos para desenvolver doenças como osteoporose, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e envelhecimento precoce.

PUBLICIDADE

O estresse, a poluição e o estilo de vida das grandes metrópoles também aumentam o consumo de nutrientes. 

Podemos até realizar refeições com adequado valor calórico, mas se não escolhermos alimentos variados e nutritivos, nosso corpo sentirá “fome” de nutrientes essenciais ao equilíbrio do metabolismo.

Além dos macronutrientes presentes nos alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas), necessitamos também de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) que participam de várias reações químicas em nosso “laboratório interno”. Se esses micronutrientes não estiverem sendo oferecidos diariamente em quantidades adequadas através da alimentação, nosso “laboratório” não funcionará de forma eficiente e as reações químicas que nosso corpo precisa realizar ficarão comprometidas. Essas reações envolvem desde a respiração, a transformação do alimento em energia, a absorção dos nutrientes pelas células até a eliminação, pela urina e fezes, do que não precisamos.

PUBLICIDADE

Nossas necessidades vão além da energia que os alimentos contém, precisamos de nutrientes e compostos bioativos que previnem doenças! É a Nutrição básica evoluindo para a Alimentação Funcional. 

Por exemplo, durante a atividade física, nosso gasto energético aumenta, passamos a produzir mais radicais livres devido ao aumento do consumo de oxigênio e, conseqüentemente, nosso corpo irá precisar de mais vitaminas e minerais para funcionar em equilíbrio e combater os radicais livres.

Os principais minerais consumidos durante a atividade física são: ferro, magnésio, sódio, potássio e cálcio, além de vitaminas. Sem eles, o corpo não consegue dar conta de todas as suas funções em perfeita harmonia.

A prevenção da “Fome Oculta” deve ser a alimentação variada, colorida e balanceada, rica em temperos naturais, leguminosas, oleaginosas (nozes, castanhas), cereais integrais, sementes (girassol, gergelim, linhaça), frutas e hortaliças. O foco principal das escolhas alimentares deve ser os nutrientes e os fitoquímicos que os alimentos contém, adaptados à necessidade orgânica de cada indivíduo.

Através da "Nutrição Inteligente" podemos também nos adaptar melhor às mudanças fisiológicas que ocorrem em nosso corpo com o decorrer da idade.

É por meio de nossas escolhas alimentares que melhoramos nossas defesas, nos protegemos das doenças, da poluição, do estresse, dos radicais livres, das mudanças de temperaturas e retardamos nosso envelhecimento.

Por isso, fique de OlhO bem aberto para o que você coloca no seu prato!

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Desnutrição
Fitness e saúde dos ossos: risco do overtraining, osteoporose, ciclo menstrual e estrogênio
Sal, obesidade, peso saudável, Doença de Paget dos ossos
Ossos precisam de alimentação, Sol e impacto
Osteoporose - Tratamento
Osteoporose - O que é, prevenção, sintomas
osteoporose, câncer, diabetes, hipertensão, estresse, metabolismo, carboidratos, gorduras  
Proteínas, vitaminas. sais minerais,
atividade física, oleaginosas (nozes, castanhas), sementes girassol, gergelim, hortaliças
Fitoquímicos, envelhecimento
A Dieta do Arroz
Dieta do Abdômen
Dieta das Notas
Dieta nota 10
Sementes de Linhaça
Poluição do ar - Poluição atmosférica e problemas de saúde
Enterobíase ou infecção por oxiúros - Sintomas e tratamento
Amarelão ou Ancilostomíase
Verminose por lombriga ou ascaridíase
Lombriga e Ascaridíase
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Mais na web:
Complementos Funcionais
Alimentos Funcionais
Oleaginosas

Referência bibliográfica
ANGELIS, R.C. de - Fome Oculta: Impacto para a população do Brasil. São Paulo: Atheneu, 1999.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Créditos:
Texto © Por Drª Marília Fernandes
Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.