Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração

Coração - Mikael Häggström, domínio público

É cada vez mais comum observarmos um grande número de pessoas se exercitando em academias, clubes, parques e praças públicas. O incentivo a prática de atividade física vem sendo empregado com muita frequência por diversas mídias e campanhas governamentais.

O maior colaborador para este acontecimento, é muito provavelmente, o aumento no número de casos de morte em todo mundo. Com o avanço tecnológico, a população mundial tornou-se cada vez mais sedentária, isto é, diminuiu o seu nível de atividade física. 

Em contrapartida, houve o aumento do consumo de alimentos industrializados, que são ricos em gordura e prejudiciais à saúde. Estes dois fatores combinados resultaram em diversos prejuízos à saúde. Onde entre os mais comuns, estão os males ligados ao coração, também denominados de doenças cardíacas ou cardiopatologias.

PUBLICIDADE

Na busca pela melhora da saúde da população mundial, diversos programas de atividades físicas foram criados. No Rio de Janeiro, por exemplo, existem hoje, diversas academias da terceira idade, parques públicos, pistas na orla da praia, que disponibilizam equipamentos para a realização de exercícios físicos. Porém, nem todos esses locais possuem um profissional que possa orientar qual a melhor atividade a ser realizada.

Já se sabe bem que o exercício físico é um excelente meio para ser utilizado no combate a doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus tipo II, Obesidade, Osteoporose e até certos tipos de Câncer. No entanto, cada tipo de exercício físico e intensidade, são indicados de formas diferentes para cada pessoa, ou se for o caso, para cada doença. Isso leva em conta o benefício causado pela atividade física em relação ao seu risco em determinada patologia. 

PUBLICIDADE

Por exemplo, não é indicado o exercício com altas intensidades em pacientes cardiopatas. Em compensação, a atividade leve e prolongada passa a ser relativamente segura e eficaz. O grande problema, é que muitas vezes, a pessoa que sofre com alguma doença, não sabe distinguir ao certo qual a melhor atividade a ser praticada. Por esse motivo, é essencial a companhia de um educador físico. 

Porém, não é o que temos visto por ai, pois grande parte das pessoas se exercitam por conta própria, não levando em consideração o tempo de atividade a ser praticada e sua intensidade. Tal fato remete a um grande risco, pois muitas pessoas sofrem com problemas ligados ao coração, sendo que, a grande minoria desconhece que possui alguma patologia. Além disso, em muitos casos, os males ligados ao coração são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas quando o indivíduo se exercita. Tal fato aumenta ainda mais o risco, podendo em alguns casos, levar a pessoa a um risco morte.

Por isso recomenda-se, antes de praticar alguma atividade física, vá ao médio, peça um exame e verifique se seu coração está pronto para suportar a carga de trabalho imposta pelo exercício físico. Além disso, ao iniciar o seu treinamento, consulte um educador físico, pois seu exercício poderá ser mais eficiente e seguro. Essas medidas vão fazer a diferença entre você melhorar a sua saúde, ou piorá-la. 

Saiba mais:
Como praticar mais atividades físicas
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular
Combata a Hipertensão de Forma Segura e Sem Medicação
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão Arterial
Comer menos sal - dieta hiposódica
Motivos para avaliar a Gordura Abdominal
Índice de massa corpórea normal e risco de hipertensão
Falta de sono e pressão alta
Pressão alta e corrida - Hipertenso pode correr?
Hipertensão e exercícios físicos
Benefícios da corrida para a saúde
Pressão alta - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Pressão alta - causas, prevenção e fatores de risco
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Correr para benefícios cardiovasculares
Reabilitação cardíaca - Novos tempos
Reabilitação cardíaca
Quanto exercício físico eu preciso?
Melhor esporte para condicionamento aeróbico e saúde cardiovascular
Você pode aumentar seu tempo de vida?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Créditos:
Texto copyright © 2011 por:
Prof. Robson Chacon Castoldi – CREF 4, nº 081751-G/SP - castoldi_rc@yahoo.com.br
Profa. Dra. Olga Cristina de Mello Malheiro
Departamento de Educação Física – Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”. Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: