Exercícios diminuem pressão arterial de crianças obesas
Dieta e exercício diminuem pressão arterial e melhoram condição física de crianças obesas

Criança Ativa - CDC/ Amanda Mills

A prática de exercícios físicos, aliada a uma dieta de baixas calorias (hipocalórica), diminui a pressão arterial e aumenta a capacidade cardiovascular de crianças obesas. O tema foi pesquisado pelo professor de educação física Maurício Maltez Ribeiro, que comparou dois grupos: no primeiro, 18 crianças faziam apenas dieta; no outro, com 21 integrantes, além do controle alimentar havia também a prática de atividades físicas.

Nos dois grupos houve uma perda de 10% a 20% do peso total, mas a diminuição da pressão arterial e a melhora na capacidade física só aconteceram nas crianças que se exercitaram. Ribeiro pesquisou o tema em seu doutorado, apresentado recentemente na Faculdade de Medicina (FM) da USP. 

Os participantes tinham entre 8 e 11 anos e eram todos caracterizados como obesos, segundo o índice de massa corporal (IMC), que é o peso dividido pela altura ao quadrado.

PUBLICIDADE

A prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e jogos, aconteceu por um período de cinco meses, três vezes por semana, durante uma hora, na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, da FMUSP, entre os anos de 2000 e 2003. Antes, as crianças passaram por testes de avaliação física para medir a capacidade funcional máxima para a realização de exercícios. Com base nesse teste, os pesquisadores podiam encaminhá-las para as atividades mais adequadas, de acordo com a capacidade de cada uma.

Ribeiro afirma que todas as 39 crianças que participaram do estudo se mostraram bastante interessadas em participar das atividades. "Como todas eram obesas, elas não se sentiam constrangidas", diz. Ele conta que esse tipo de trabalho tem melhores resultados quando é feito em grupo de obesos. "Se ela for a única criança gorda da turma, pode se sentir constrangida, porque não vai ter a mesma capacidade física de uma magra, ou então pode ser simplesmente excluída da atividade por não conseguir acompanhar o ritmo das outras."

Supervisão profissional

Além disso, tanto os pais como os educadores devem incentivar essas crianças na prática de exercícios. Porém, Ribeiro alerta que toda atividade física deve ser feita com a supervisão de um profissional capacitado, que vai indicar qual é o melhor tipo de exercício. "As 39 crianças que participaram da pesquisa passaram por testes que indicaram o tipo de exercício mais adequado para cada uma."

A pesquisa de Ribeiro faz parte de um projeto vinculado à Disciplina de Endocrinologia, Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (Incor) e também do Ambulatório de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e do Laboratório de Nutrição Humana e Doenças Metabólicas (LIM-25) do HC. O trabalho foi gerado a partir de um grupo multidisciplinar de profissionais como cardiologistas, nutricionistas, endocrinologistas, psiquiatras e psicólogos. Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista Circulation na edição de abril de 2005.  
Fonte: Valéria Dias, Agência USP de Notícias

Saiba mais:
Dicas para os pais ajudarem seus filhos a manter um peso saudável
Quanta atividade física as crianças precisam
Como ajudar seu filho acima do peso
Exercícios físicos e emagrecimento
Atividade física regular e controle de peso
Recomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Obesidade - O caminho certo
Fatores de risco para a obesidade infantil
Obesidade Infantil
IMC para crianças e adolescentes
Exercícios em casa
Aspectos psicológicos e a obesidade infantil
Mitos sobre obesidade infantil
Educação física - Ferramenta no combate a obesidade infantil
Prescrição de atividade física para criança
Dinâmicas de Grupo e Atividades Recreativas para Crianças e Adolescentes
Hábitos de vida saudável
Vencer a si mesmo no esporte
Criança esperta não engorda e nem vira adulto problema
Criança não é adulto em miniatura para fazer musculação - Treinamento de força
Psicomotricidade das crianças
Treinamento aeróbio das crianças
A obesidade dos bebês pode retardar o desenvolvimento motor
Bebê magrinho será um adulto sadio
Como fazer seu filho se alimentar bem e praticar atividade física
Alimentação saudável para crianças
Como ajudar seu filho a praticar mais atividades físicas
Personal diz que o principal responsável pelos maus hábitos das crianças são os pais


PUBLICIDADE






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: