Erva-cidreira


Ficha: Erva-cidreira

Erva-cidreira

Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Gênero: Melissa
Espécie: Melissa officinalis


O que é erva-cidreira?

A erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma espécie de planta perene da família da menta (Lamiaceae), nativa do sudeste da Europa e região mediterrânea. 

A erva-cidreira cresce até 70-150 cm de altura e suas folhas têm um aroma leve de limão, relacionado à menta. No final do Verão aparecem flores brancas cheias de néctar, as quais atraem abelhas. Isso deu o nome do gênero da erva-cidreira: Melissa, que significa abelha em grego. O sabor da erva-cidreira vem dos terpenos. 

A erva-cidreira tem uso medicinal e em bebidas e comidas.

Uso da erva-cidreira em bebidas e comidas

A erva-cidreira é muitas vezes usada como aromatizante em sorvetes e chás quentes e frios, freqüentemente em combinação com outras ervas como a hortelã. Erva-cidreira também é utilizada na culinária com pratos de frutas e doces.

PUBLICIDADE

Uso medicinal da erva-cidreira

As folhas da erva-cidreira esmagadas, quando esfregadas na pele, são usadas como repelente de mosquitos. Erva-cidreira também tem uso medicinal em chás ou na forma de extrato. Acredita-se que a erva-cidreira tenha propriedades antibacterianas e antivirais. Ela também é usada como agente calmante e sedativo leve. 

Um estudo encontrou resultados preliminares indicando que erva-cidreira poderia reduzir o estresse. Já as propriedades antibacterianas da erva-cidreira foram demonstradas cientificamente, embora sejam menos potentes que várias outras plantas. O óleo essencial da erva-cidreira é bastante popular na aromaterapia.

Contra-indicações da erva-cidreira

A erva-cidreira deve ser evitada por aqueles tomando medicação para a tireóide, uma vez que acredita-se que ela inibiria a absorção desses medicamentos.

Saiba mais:
Segredos dos chás - Chá de Alecrim, Alfazema, Arnica, Camomila
Chás para a saúde, beleza & bem-estar
Chás para emagrecer - Chá verde emagrece?
Estresse e sua saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Lemon balm)" (en.wikipedia.org/wiki/Lemon_balm).