Paul Tergat - História do Atletismo
O Rei do Cross Country

Nascimento: 17/06/1969 Nacionalidade: Queniana
PUBLICIDADE

Um dos maiores fundistas de todos os tempos, Paul Tergat brilhou tanto nas pistas de atletismo, como nas corridas de rua e nos solos de terra e grama das competições cross country.

Tergat é considerado do rei do cross country, sagrando-se pentacampeão mundial entre 1995 a 1999. Ele também brilhou nas ruas tendo a melhor marca na meia-maratona com 59:06, num percurso ligeiramente em descida, e também a marca de 59:17 que é mais reconhecida como "recorde mundial". Além disso, venceu algumas das mais importantes corridas de rua do planeta.

O queniano também poderia reinar supremo nas pistas de atletismo não fosse a concorrência de seu grande rival: o etíope Haile Gebreselassie. Paul Tergat também viveu momentos de glória nas pistas, como quando bateu o recorde mundial do 10.000m em 1997 com 26:27.86. Entretanto seu rival o superou alguns meses depois marcando 26:22.75.

Sem dúvida um dos momentos épicos do atletismo foi a final do 10.000m na Olimpíada de Sidney 2000. Mais uma vez Tergat enfrentaria corajosamente seu rival Gebreselassie, que já o havia superado na Olimpíada anterior. Numa corrida sensacional, Tergat ultrapassou o Gebreselassie na última curva. Parecia que desta vez ele finalmente venceria o etíope. Entretanto Gebreselassie conseguiu se recuperar e venceu, deixando Tergat com a sua segunda prata olímpica.

Em 2001 Tergat partiu para um novo desafio: a maratona. Ele fez a sua estréia em Londres onde foi segundo colocado em 2:08:14. No mesmo ano, em Chicago, ele também ficou com o segundo lugar em 2:08:56. No ano de 2002, em Londres, Tergat ficou atrás de Khannouchi, que bateu o recorde mundial, mas conseguiu o terceiro melhor tempo de todos os tempos na maratona com 2:05:48.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Voltar à seção História do Atletismo

Artigos relacionados:
Por que os fundistas quenianos se sobressaem?
História da São Silvestre
Estrangeiros nas provas de rua do Brasil

 

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

 © 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas