Educação física - Ferramenta no combate a obesidade infantil

Criança Ativa - CDC/ Amanda Mills

Crianças obesas com freqüência tornam-se adultos obesos, devido, principalmente a um ritmo de atividades físicas reduzido ou inadequado. O sedentarismo facilita o surgimento de um grupo de complicações denominadas hipocinéticas, dentre as quais a obesidade vem se tornando a mais prevalente já é diagnosticada como uma doença, uma epidemia em desenvolvimento que recebe, ou deveria receber, atenção especial dos profissionais da área de saúde e educação, visto que ela certamente será a precursora de outros agravos na idade adulta. 

A obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, isso é preocupante, pois algumas de suas complicações, como por exemplo o colesterol elevado, hipertensão arterial e diabetes do tipo II, que eram mais evidentes em adultos, hoje já podem ser observadas em crianças e adolescentes, o estilo de vida sedentário é um dos males do nosso país, além de ser, em grande parte dos casos, o responsável direto pelo desenvolvimento da obesidade em crianças, por essa razão o exercício físico deveria ser reconhecido como componente essencial em medidas profiláticas.

PUBLICIDADE

A escola me parece ser o local ideal para nós profissionais de educação física, desenvolvermos em conjunto com as demais disciplinas ações preventivas de combate a obesidade infantil. Nessa perspectiva, uma das funções da escola, em relação á pratica de atividades físicas, seria disponibilizar aos seus alunos informações e meios necessários para que essa prática possa ser incorporada por eles. Trata-se de um local onde as crianças, sem distinção, têm a oportunidade de beneficiar-se de uma atividade dirigida por um profissional graduado, com uma freqüência de duas vezes por semana. 

As aulas de educação física não podem mais se basear na prática inconsciente de esportes coletivos excludentes, que por muitas vezes nunca mais serão praticados passada a idade escolar. 

PUBLICIDADE

Estamos falando de um componente curricular da educação básica, portanto, deve oferecer uma proposta articulada com algum interesse social que vá além das atividades competitivas. O que nossos alunos estão aprendendo nas aulas de educação física? 

E se cabe á escola formar o futuro cidadão, conhecedor dos seus direitos e deveres do dia a dia, esta ação educativa, de criar hábitos saudáveis é plenamente justificável. Seria interessante que a conscientização das crianças sobre a importância da atividade física regular como uma das principais formas de prevenção de doenças estivesse inserida no conteúdo das aulas de educação física.

Atividades de caráter informativo e educativo através do currículo são ações possíveis de serem desenvolvidas no ambiente escolar. A compreensão dos benefícios provocados pelo exercício físico torna-se uma motivação para que essa prática deixe de ser sazonal, isso pode acontecer desde as primeiras séries do ensino fundamental, pois é na idade escolar que o ser humano cristaliza seus hábitos e cabe a nós professores oferecer-lhes oportunidades saudáveis.

Saiba mais:
Dicas para os pais ajudarem seus filhos a manter um peso saudável
Quanta atividade física as crianças precisam
Como fazer que seu filho seja fisicamente ativo
Como ajudar seu filho acima do peso
Índice de Massa Corporal - IMC - Peso Saudável e ideal
Exercícios físicos e emagrecimento
Atividade física regular e controle de peso
Recomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Obesidade - O caminho certo
Fatores de risco para a obesidade infantil
Obesidade Infantil
IMC para crianças e adolescentes
Exercícios em casa
Exercícios diminuem pressão de crianças obesas
Dinâmicas de Grupo e Atividades Recreativas para Crianças e Adolescentes
Hábitos de vida saudável
Vencer a si mesmo no esporte
Criança esperta não engorda e nem vira adulto problema
Criança não é adulto em miniatura para fazer musculação - Treinamento de força
Psicomotricidade das crianças
Treinamento aeróbio das crianças
Prescrição de atividade física para criança
Educação física - Ferramenta no combate a obesidade infantil
A obesidade dos bebês pode retardar o desenvolvimento motor
Bebê magrinho será um adulto sadio
Como fazer seu filho se alimentar bem e praticar atividade física
Alimentação saudável para crianças
Como ajudar seu filho a praticar mais atividades físicas
Personal diz que o principal responsável pelos maus hábitos das crianças são os pais


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2008 por Alex Batalha Machado da Silva - alex.batalha@hotmail.com
Alex Batalha Machado da Silva é professor de educação física, especializado em obesidade infantil, desenvolve trabalho com crianças e adultos, tem várias publicações e reportagens em jornais e tvs, e é colunista de sites.