O que causa dores de cabeça? Tensão é causa mais comum

Mulher com dor de cabeça - NIH

Se você sofre com dores de cabeça, não está sozinho. As dores de cabeça são uma das principais queixas de saúde. Elas variam de simples aborrecimentos até completamente debilitantes. Muitas dores de cabeça desaparecem sem tratamento. Algumas são facilmente tratadas, outras são persistentes e recorrentes. Porém, raramente as dores de cabeça são sina de doença séria.

Em torno de 95% das dores de cabeça são primárias, significando que não são causadas por uma outra condição médica. Outras dores de cabeça, chamadas secundárias, são decorrentes de um problema de saúde como sinusite, lesão na cabeça ou tumores.

Uma dor de cabeça pode ser sentida como dor no cérebro, mas não é. O cérebro não possui células nervosas sensíveis à dor. A maioria das dores de cabeça se origina na rede de nervos, músculos ricos em nervos e vasos sanguíneos que envolvem a cabeça, pescoço e face. Essas células nervosas sensíveis à dor podem ser ativadas por estresse, tensão muscular, vasos sanguíneos dilatados, entre outros gatilhos. Uma vez estimuladas, as células nervosas transmitem mensagens ao cérebro, fazendo você sentir dor.

PUBLICIDADE

Dor de cabeça tensional

Caso sinta-se estressado, ansioso ou deprimido, ou não esteja tendo sono suficiente, está sob risco de dor de cabeça tensional. A maioria dos diagnósticos de dor de cabeça estão relacionados à tensão ou rigidez muscular, geralmente no pescoço, ombros, couro cabeludo ou mandíbulas. Dor de cabeça tensional pode causar uma sensação de pressão dolorosa sobre a cabeça e pescoço.

Enxaqueca

Enxaquecas são a segunda causa mais comum de dores de cabeça, atingindo em torno de 3 vezes mais mulheres do que homens. A dor da enxaqueca e frequentemente descrita como intensa, pulsante ou latejante. As pessoas com enxaqueca podem ter sensibilidade extrema a luzes e sons. Em alguns casos, náusea e vômito acompanham a dor de cabeça. 

PUBLICIDADE

Cefaleia em salvas

Uma forma menos comum, porém severa, de dor de cabeça ocorre em “salvas”, frequentemente na mesma hora do dia por várias semanas. A cefaleia em salvas geralmente começa subitamente como uma dor lancinante ou ardente ao redor de um olho. Essa dor pode durar até 3 horas.

Como aliviar as dores de cabeça

A maioria das pessoas pode aliviar a dor de cabeça fazendo mudanças no estilo de vida, aprendendo formas de relaxar, e tomando analgésicos. Se esses métodos não funcionarem, seu médico pode ajudar.

Procure atendimento médico imediato se tiver dor depois de pancada na cabeça, ou se sua dor de cabeça for acompanhada de febre, confusão, perda de consciência ou dor no olho ou ouvido.

Saiba mais:
Tipos de Dores de Cabeças: Cefaleia Tensional, Enxaqueca, Cefaleia em Salvas
Dor de cabeça - Cefaleia tensional
Dieta e dor de cabeça - Enxaqueca e cefaleia
Enxaqueca - Sintomas, tratamento, remédios, causas
Reações alérgicas, urticária, dor de cabeça? Tartrazina
Enxaqueca - Sintomas, áurea, causas, tratamento
Enxaqueca com áurea
Aneurisma Cerebral
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Stress - Causas, sinais, controle e alívio
Estresse e sua saúde
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Sono - Quanto precisamos
Como tratar e controlar a ansiedade


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases