Dor nas costas: o que pode ser e o que fazer?

Dor nas costas - NIH

Suas costas doem? Você não está sozinho. A cada 3 meses em torno de 1 de cada 4 adultos têm pelo menos um dia com dor nas costas, principalmente na região lombar

Suas costas são uma estrutura complicada. O centro é a espinha, a qual é feita de 33 ossos chamados vértebras ligados em uma coluna. Os nervos da medula espinhal correm dentro de um túnel através desses ossos. Discos esponjosos entre as vértebras funcionam como amortecedores. Ligamentos e tendões mantêm tudo unido.

PUBLICIDADE

Qual pode ser a causa da dor nas costas?

Muitas coisas podem dar errado com as suas costas. Um estiramento muscular, ou problema com um disco ou osso pode causar dor. Dor nas costas também pode surgir em decorrência de fratura ou tumor. Porém, muitas vezes é impossível dizer qual é a causa da dor nas costas.

“Raramente descobrimos exatamente o que é”, diz Dr. Gunnar Andersson, ortopedista cirurgião no Rush University Medical Center em Chicago. “Desde que continue como dor nas costas, geralmente não nos preocupamos”.

Suas costas naturalmente mudam à medida que você envelhece. Os discos degeneram e artrite pode se desenvolver nas pequenas articulações das costas. Essas mudanças podem aparecer em ressonância magnética ou outros tipos de diagnóstico por imagens. Porém, tais mudanças nas costas também são vistas em muitas pessoas que não têm dor. Então, é difícil saber se essas mudanças são de fato o que está causando dor nas costas.

PUBLICIDADE

Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de ter dor nas costas, assim como as que fumam. Dor nas costas também é mais comum em pessoas que não se exercitam muito, ou naquelas que são na maior parte do tempo sedentárias mas que ocasionalmente praticam exercícios conhecidas popularmente como atletas de final de semana.

O que fazer quando tiver dor nas costas

A boa notícia é que a maior parte dos casos de dor nas costas desaparece por si mesmo. Para uma nova dor, o melhor é evitar atividade que coloquem estresse sobre as costas, como levantar ou carregar objetos, abaixar ou flexionar as costas. 

Na maioria dos casos, a dor some em algumas semanas, porém em algumas pessoas ela continua. Se as suas costas doem na maior parte do tempo por mais de 3 meses, então você tem dor nas costas crônica.

O que os médicos fazem em relação à dor nas costas crônica depende da origem da dor. Se ela for decorrente de fratura ou tumor, esses problemas podem ser tratados. Cirurgia pode ajudar se a dor for causada por hérnia de disco ou algumas outras condições como estenose espinhal (estreitamento da coluna espinhal, o que pressiona os nervos) ou espondilolistese degenerativa (quando uma vértebra escorrega sobre outra). Porém, cirurgia não é a escolha certa para todo mundo. Para a maioria das pessoas, mesmo a dor nas costas crônica eventualmente desaparece sem cirurgia. 

Saiba mais:
Dor nas costas - Fatores de risco, causas e como prevenir
A vida sem dores nas costas
O que você precisa saber sobre suas costas
Saúde da coluna vertebral - problemas e como proteger
Estenose espinhal e artrose na coluna vertebral
Hérnia de disco
Dor nas costas
Dor na coluna - causas, tratamento
Ciática - Irritação e dor no nervo ciático
Exercícios físicos e problemas de coluna como lordose, cifose e escoliose
Desvios posturais e lateralidade podem ser corrigidos com musculação
Boa postura corporal e postura sentada
Lombalgia
Degeneração do Disco Intervertebral Lombar
Discectomia percutânea - Nova técnica permite retirar hérnia de disco
Dores nas costas - Hérnia
Dor Lombar
Escoliose - Tratamento, causa, sintomas
Massagem terapêutica e seus benefícios


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health