Dor nas costas - Fatores de risco, causas e como prevenir

Dor nas costas - NIH

Dor nas costas é um problema comum que varia de um dolorido constante até dor aguda que o deixa incapacitado. A dor nas costas pode começar subitamente - como em decorrência de acidente, queda ou levantar algo pesado - ou pode se desenvolver lentamente, provavelmente como resultado de mudanças na coluna relacionadas à idade. 

PUBLICIDADE

Quais são os fatores de risco para dor nas costas?

Embora qualquer um possa ter dor nas costas, alguns fatores podem elevar o risco. 

* Idade. O primeiro ataque de dor nas costas geralmente ocorre entre 30 e 40 anos de idade. Dor nas costas fica mais comum à medida que envelhecemos.

* Nível de condicionamento físico. Dor nas costas é mais comum entre pessoas que não estão bem condicionadas fisicamente. Músculos fracos das costas e abdômen podem não dar sustentação apropriada à coluna. Atletas de final de semana possuem maior probabilidade de sofrer dor nas costas do que aqueles que praticam diariamente atividade física de intensidade moderada. Estudos mostram que exercícios aeróbicos de baixo impacto são bons para os discos que amortecem as vértebras, os ossos que constituem a coluna vertebral.

PUBLICIDADE

* Dieta. Uma dieta rica em calorias e gorduras, combinada com estilo de vida sedentário, pode ocasionar obesidade, a qual coloca mais estresse sobre as costas.

* Hereditariedade. Algumas causas da dor nas costas, como espondilite anquilosante, uma forma de artrite que afeta a coluna, possuem componente genético.

* Presença de outra doença. Muitas doenças podem contribuir para dor nas costas, incluindo várias formas de artrite como osteoartrite e artrite reumatóide, e câncer em algum local do corpo que se espalhou para a coluna.

* Fatores de risco ocupacionais. Ter um trabalho que requer levantar, puxar ou empurrar peso, particularmente quando envolve rotação e vibração na coluna, pode ocasionar lesão e dor nas costas. Um trabalho com inatividade física também pode contribuir para dor nas costas, especialmente se você sentar com postura incorreta o dia inteiro.

* Fumo. Embora fumar não cause diretamente dor nas costas, eleva o risco de desenvolver dor lombar e ciática. Além disso, fumar pode retardar a recuperação e prolongar a dor de pessoas que tiveram lesão nas costas, cirurgia ou ossos quebrados.

Quais são as causas da dor nas costas?

Dor nas costas é um sintoma de uma condição médica. Alguns problemas que podem causar dor nas costas incluem:

* Problemas mecânicos. São problemas na forma como a coluna se move. A causa mecânica mais comum de dor nas costas é uma condição chamada degeneração do disco intervertebral, a qual significa que os discos localizados entre as vértebras da coluna estão se desintegrando com a idade. À medida que os discos de deterioram, eles perdem a capacidade de amortecimento. Esse problema pode ocasionar dor nas costas se houver estresse sobre elas. Outras causas mecânicas incluem espasmos, tensão muscular, e ruptura de discos, também chamada de hérnia de disco.

* Lesões. As lesões na coluna, como torções e fraturas, podem causar dor de curta duração ou crônica. Vértebras fraturadas são geralmente decorrentes de osteoporose. Menos comumente a dor nas costas pode ser causada por lesões severas decorrentes de acidentes ou quedas.

* Doenças e condições adquiridas. Muitos problemas médicos podem causar ou contribuir para dor nas costas. Eles incluem escoliose (curvatura na coluna eu geralmente não causa dor nas costas até a meia idade), várias formas de artrite (incluindo osteoporose, artrite reumatóide e espondilite anquilosante), e estenose espinhal (estreitamento da coluna que coloca pressão sobre a medula espinhal e nervos). Outras causas de dor nas costas incluem gravidez, pedra ou infecções nos rins, endometriose (acúmulo de tecido uterino fora do útero), e fibromialgia.

* Infecções e tumores. Embora não costumem causar dor nas costas, infecções podem ocasionar dor se envolverem as vértebras, uma condição chamada osteomielite, ou quando atacam os discos que amortecem as vértebras. Tumores também raramente causam dor nas costas. Ocasionalmente tumores começam nas costas, mas frequentemente eles aparecem ali em decorrência de câncer que se espalhou a partir de outro local do corpo.

Embora as causas da dor nas costas sejam geralmente físicas, estresse emocional pode influenciar na sua intensidade e duração. Estresse pode afetar o corpo de muitas maneiras, como fazer com que os músculos das costas fiquem mais tensos e doloridos.

Como prevenir a dor nas costas?

Uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir dor nas costas é exercitar regularmente e manter seus músculos fortes. Exercícios que melhoram o equilíbrio e força podem diminuir o risco de quedas e lesões nas costas. Yoga e tai chi – ou qualquer outro exercício que sustenta o peso corpo e desafia seu equilíbrio – são boas opções.

Ter uma alimentação saudável também é importante. Por um lado, alimentar-se de modo a manter um peso saudável ajuda a evitar estresse desnecessário sobre a coluna. Para manter a coluna forte, assim como todos os ossos, você precisa obter diariamente cálcio e vitamina D suficientes. Esses nutrientes ajudam a prevenir osteoporose, a qual é responsável pode muitas fraturas que ocasionam dor nas costas. Cálcio é encontrado em laticínios e verduras verdes folhosas. Sua pele fabrica vitamina D se estiver sob o sol. Muitos adultos não obtêm cálcio e vitamina D suficientes, então converse com seu médico sobre a necessidade de tomar suplementos.

Praticar a boa postura e evitar levantar muito peso pode ajudar a prevenir lesões. Caso tenha que levantar algo pesado, mantenha suas costas retas e coloque força nas pernas.

Saiba mais:
A vida sem dores nas costas
O que você precisa saber sobre suas costas
Saúde da coluna vertebral - problemas e como proteger
Estenose espinhal e artrose na coluna vertebral
Hérnia de disco
Dor nas costas
Dor na coluna - causas, tratamento
Ciática - Irritação e dor no nervo ciático
Exercícios físicos e problemas de coluna como lordose, cifose e escoliose
Desvios posturais e lateralidade podem ser corrigidos com musculação
Boa postura corporal e postura sentada
Lombalgia
Degeneração do Disco Intervertebral Lombar
Discectomia percutânea - Nova técnica permite retirar hérnia de disco
Dores nas costas - Hérnia
Dor Lombar
Escoliose - Tratamento, causa, sintomas
Dor nas costas: o que pode ser e o que fazer?
Massagem terapêutica e seus benefícios


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases