Prevenindo doenças da gengiva

Mulher escovando os dentes - NIH

Se você tem doença da gengiva, não está sozinho. Muito adultos têm alguma forma de doença da gengiva. Ela pode causar simplesmente gengivas inflamadas ou mau hálito. Também pode arruinar seu sorriso ou até fazer perder dentes. A boa notícia é que doenças da gengiva podem ser prevenidas com cuidados dentais diários.

O problema começa com bactéria. Nossa boca é cheia desses micróbios. Eles combinam com o muco e outras partículas para formar placa sobre nossos dentes. Utilizar escova de dentes e fio dental pode eliminar uma parte da placa. Porém, a placa remanescente pode endurecer e forma tártaro, um depósito duro e amarelado.

O acúmulo de placa e tártaro pode ocasionar doença da gengiva, tecnicamente conhecida como doença periodontal. O tipo mais comum e leve de doença periodontal é chamada gengivite. A gengiva fica vermelha e inchada, e pode sangrar facilmente. Uso diário de escova de dentes e fio dental e limpeza regular feita por um profissional geralmente pode eliminar a gengivite.

PUBLICIDADE

Caso a gengivite não seja tratada, ela pode se transformar em um tipo mais grave de doença chamada periodontite. Os sintomas da periodontite incluem mau hálito que não passa, gengivas vermelhas, sangramento ou sensibilidade, dor ao mastigar, e dentes sensíveis ou soltos.

Na periodontite, a gengiva se solta dos dentes e forma bolsões que ficam infectados. Toxinas das bactérias e a resposta natural do corpo à infecção começa e destruir o osso e tecidos moles que mantêm o dente no lugar. Sem tratamento, os tecidos serão destruídos. Seu dente pode eventualmente ficar solto e ter que ser removido. Se você tem periodontite, seu dentista pode recomendar limpeza profunda. Em casos mais graves, você pode vai precisar passar por cirurgia.

A maioria das pessoas não mostra sinas de doenças da gengiva até os 30 ou 40 anos. Porém, isso não quer dizer que você necessariamente terá doenças da gengiva com a idade. Cuidados dentais e visitas regulares ao dentista podem reduzir seu risco para doenças da gengiva.

PUBLICIDADE

O fumo aumenta bastante o risco para periodontite, outra razão para não fumar. Outros fatores que elevam o risco incluem alterações hormonais nas mulheres, certos medicamentos e algumas doenças como diabetes, câncer e aids.

Embora muitos aspectos da doença periodontal ainda estejam sendo investigados, uma coisa é clara: controlar doenças da gengiva pode salvar seus dentes. Apenas isso já é uma excelente razão para cuidar bem dos seus dentes e gengivas diariamente. 

Saiba mais:
Gengivite - Causas, sintomas, prevenção, tratamento
Periodontite e Gengivite
Doença periodontal - Gengivite e periodontite
Babosa para a saúde da boca
Doença periodontal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Tártaro
Higiene Bucal
Cuidados com o dente - Escovar os dentes
Pasta de dente - Pastas e ingedientes
AIDS, vírus HIV e problemas na boca
Placa dental ou bacteriana
Mau hálito - halitose - o que é, causas, como evitar, tratamento
Fio dental
Placa bacteriana e Tártaro


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health