Doenças autoimunes - O que são, sintomas, causa, lista, tratamento

Dor muscular - Couldihavelúpus.gov

O que são doenças autoimunes

Quando um intruso invade nosso corpo, como o vírus da gripe ou bactéria, seu sistema imunológico o protege. Ele tenta identificar, matar e eliminar o invasor que poderia lhe fazer mal. Porém, algumas vezes problemas com o sistema imunológico o fazem confundir células saudáveis do seu próprio organismo com invasores, e repetidamente as ataca. Isso é chamado doença autoimune.

O sistema imunológico

O sistema imunológico é uma rede de células e tecidos pelo corpo que funcionam em conjunto para o defender de invasões e infecções. Você pode pensar no sistema imunológico como tendo duas partes: inata e adquirida. 

PUBLICIDADE

O sistema imunológico mais primitivo inato ativa células brancas para destruir invasores. O sistema inato alerta o corpo do perigo quando detecta a presença de partes que são freqüentemente encontradas em muitos vírus e bactérias. O sistema imunológico adquirido desenvolve à medida que a pessoa cresce. Ele “lembra” de invasores diferentes de modo que pode lutar contra eles se voltarem.

Quando o sistema imunológico está funcionado corretamente, invasores fazem o corpo produzir proteínas chamadas anticorpos e tipos específicos de células brancas que ajudam na defesa. Os anticorpos atacam os invasores de modo que possam ser reconhecidos e destruídos.

Doenças autoimunes referem-se a problemas com as reações do sistema imunológico adquirido. Numa reação autoimune, anticorpos atacam os tecidos saudáveis do próprio corpo por engano.

Sintomas da doenças autoimunes

As doenças autoimunes podem afetar quase todas as partes do corpo, incluindo coração, cérebro, nervos, músculos, pele, olhos, articulações, pulmões, rins, glândulas, trato digestivo e vasos sanguíneos.

PUBLICIDADE

O sintoma clássico de uma doença autoimune é inflamação, a qual pode ocasionar vermelhidão, calor, dor e inchaço. Como uma doença autoimune o afeta depende de que parte do corpo é atacada. Se a doença atacar as articulações, como na artrite reumatóide ou artrite psoriática, você pode ter dor nas articulações, rigidez e perda de função. Se afetar a tireóide, como na doença de Grave e tireoidite, pode causar cansaço, ganho de peso e dores musculares. Se atacar a pele, como na esclerose sistêmica, vitiligo e lúpus eritematoso sistêmico, pode causar feridas, bolhas e alterações de cor.

Muitas doenças autoimunes não se restringem a uma única parte do corpo. Por exemplo, podem afetar a pele, articulações, rins, coração, nervos, vasos sanguíneos e mais. Em casos raros, artrite reumatóide pode afetar o coração, vasos sanguíneos e pulmões, adicionalmente aos sintomas dos problemas articulares que tipicamente causa.

Causa da doença autoimune

Não está certo sobre o que causa doença autoimune. Na maioria dos casos é provavelmente uma combinação de fatores. Por exemplo, a pessoa pode ter tendência genética para desenvolver uma doença.

Lista de doenças autoimunes

Nesta lista estão as principais doenças autoimunes:
* Alopecia areata.
* Anemia hemolítica autoimune.
* Hepatite autoimune.
* Doença de Crohn.
* Dermatomiosite.
* Diabetes tipo 1.
* Glomerulonefrite.
* Doença de Grave.
* Síndrome de Guillain-Barré.
* Púrpura trombocitopénica idiopática.
* Miastenia gravis.
* Miocardite.
* Esclerose múltipla.
* Pênfigo.
* Anemia perniciosa.
* Poliarterite nodosa.
* Polimiosite.
* Cirrose biliar primária.
* Psoríase.
* Artrite psoriática.
* Artrite reumatóide.
* Esclerose sistêmica.
* Síndrome de Sjögren.
* Lúpus eritematoso sistêmico.
* Tireoidite.
* Uveíte.
* Vitiligo.
* Granulomatose de Wegener.

Tratamento das doenças autoimunes

O tratamento depende da doença, mas na maioria dos casos uma meta importante é reduzir a inflamação. Algumas vezes o médico prescreve corticosteróides ou medicamentos imunossupressores.

Saiba mais:
Esclerose múltipla - O que é, sintomas, tratamento
Esclerose Múltipla - Atriz Cláudia Rodrigues e médica Soraya Hissa de Carvalho
Esclerose múltipla
Lúpus eritematoso sistêmico
Lúpus - O que é, causas, sintomas, diagnóstico
Anemia perniciosa
Psoríase
Artrite reumatóide
Vitiligo
Esclerose lateral amiotrófica
Sarcoidose - O que é, sintomas e tratamento
Alergia ao leite de vaca
Diferença de sexo e gênero na saúde: Como ser homem ou mulher pode afetar sua saúde
O mistério da esclerose múltipla: possíveis causas e fatores de risco
Lúpus: sintomas, diagnótico e tratamento


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)