Doença de Alzheimer - Sintomas

Idosos jogando xadrez - NIH

Sinais e sintomas precoces da doença de Alzheimer

Problemas de memória estão entre os primeiros sinais e sintomas da doença de Alzheimer. Algumas pessoas com problemas de memória têm uma condição médica chamada comprometimento cognitivo leve. Pessoas com essa condição têm mais problemas de memória do que o normal para a idade, mas os sintomas não são tão severos como os da doença de Alzheimer. Porém, uma taxa maior de pessoas com comprometimento cognitivo leve tende a desenvolver doença de Alzheimer.

Outras alterações podem também ser sinal de estágios iniciais da doença de Alzheimer. Por exemplo, pesquisa recente encontrou relação entre alguns problemas com a sensação do odor e problemas cognitivos. 

PUBLICIDADE

Estudos de imagem cerebral e biomarcadores de pessoas com comprometimento cognitivo leve e as com histórico familiar de doença de Alzheimer estão começando a detectar mudanças precoces no cérebro similares às vistas em paciente com Alzheimer. Essas descobertas precisarão ser confirmadas por outros estudos, mas parecem promissoras por oferecerem esperança que no futuro seja possível detectar a doença de Alzheimer precocemente, acompanhar seu curso, e monitorar a resposta aos tratamentos.

Sintomas de doença de Alzheimer em estágio moderado

As pessoas com doença de Alzheimer freqüentemente são diagnosticadas nesse estágio. À medida que a doença de Alzheimer progride, a perda de memória continua e alterações em outras habilidades cognitivas acontecem. Problemas podem incluir se perder, dificuldade em administrar dinheiro e pagar as contas, repetir perguntas, levar mais tempo para completar tarefas cotidianas, julgamento prejudicado, e alterações de humor e personalidade. 

PUBLICIDADE

Nesse estágio, danos ocorrem em áreas do cérebro que controlam a linguagem, raciocínio, processamento sensorial, e pensamento consciente. Perda de memória e confusão aumentam, e as pessoas com doença de Alzheimer começam a ter problemas para reconhecer família e amigos. Elas podem ser incapazes de aprender coisas novas, desempenhar atividades que envolvam passos múltiplos (como se vestir), ou se adaptar a situações novas. Pessoas com doença de Alzheimer podem ter alucinações, delírios, paranóia, e agir impulsivamente.

Sintomas de doença de Alzheimer em estágio severo

No estágio final, placas e emaranhados se espalharam através do cérebro e o tecido cerebral encolheu significativamente. Pessoas com doença de Alzheimer severa não conseguem se comunicar e são completamente dependentes de outros. Perto do fim, a pessoa com doença de Alzheimer pode ficar de cama na maior parte, ou todo o tempo.

Saiba mais:
Doença de Alzheimer: podemos prevenir?
Doença de Alzheimer - O que é esse mal
Doença de Alzheimer - Diagnóstico
Doença de Alzheimer - Causas
Doença de Alzheimer - Tratamento e medicamentos
Doença de Alzheimer e fisioterapia
Ômega 3 pode prevenir mal de Alzheimer
Perda de memória - Causas, demência multi-infarto
Esquecimentos: simples lapsos de memória ou problema sério?
Promessas de Curas Milagrosas
Demência e psicanálise
Peixe na alimentação é saúde!
Óleo de peixe
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas, tratamento


PUBLICIDADE






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute on Aging