Doença de Alzheimer - Causas

Idosos jogando xadrez - NIH

Quais são as causas da doença de Alzheimer

Cientistas ainda não compreendem completamente o que causa doença de Alzheimer, mas está claro que ela se desenvolve por causa de uma série complexa de eventos que ocorrem no cérebro durante um longo período de tempo. É provável que as causas incluam genética e fatores ambientais e de estilo de vida. Uma vez que as pessoas variam na genética e estilo de vida, a importância desses fatores para prevenção ou adiamento da doença de Alzheimer difere de pessoa para pessoa.

O básico da doença de Alzheimer

Cientistas estão conduzindo estudos para aprender mais sobre as placas, emaranhados e outras características da doença de Alzheimer. 

PUBLICIDADE

Eles agora podem visualizar ao placas as fazer imagens do cérebro da pessoa viva. Cientistas também estão explorando as etapas iniciais do processo da doença de Alzheimer. Os achados desses estudos ajudarão a compreender as causas da doença de Alzheimer.

Um dos grandes mistérios da doença de Alzheimer é porque ela afeta em larga escala idosos. Pesquisas sobre como o cérebro muda normalmente com a idade está esclarecendo essa questão. Por exemplo, cientistas estão aprendendo como mudanças relacionadas no cérebro à idade podem danificar neurônios e contribuir para os danos da doença de Alzheimer. Essas mudanças relacionadas à idade incluem inflamação e a produção de moléculas instáveis chamadas radicais livres.

Genética entre as causas para doença de Alzheimer

Em muito poucas famílias as pessoas desenvolvem doença de Alzheimer nos seus 30, 40 ou 50 anos de idade. Essas pessoas têm uma mutação em um gene que causa doença de Alzheimer precoce nesses casos.

PUBLICIDADE

Porém, a maioria das pessoas com doença de Alzheimer geralmente a desenvolvem depois dos 60 anos de idade. Muitos estudos têm relacionado um gene chamado APOE com o aparecimento da doença de Alzheimer depois dos 60 anos de idade. Esse gene tem várias formas. Um uma delas, APOE ε4, eleva o risco da pessoa ter doença de Alzheimer. Porém, nem todas as pessoas com a forma APOE ε4 desenvolvem a doença e muitas pessoas sem a forma APOE ε4 têm doença de Alzheimer. Cientistas acham que existem outros genes envolvidos no risco para doença de Alzheimer.

Fatores de estilo de vida entre as causas para doença de Alzheimer

Dieta nutritiva, exercícios físicos, contatos sociais, e objetivos mentalmente estimulantes podem ajudar a pessoa a se manter saudável. Novas pesquisas sugerem que possivelmente esses fatores também ajudariam a diminuir o risco de comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. 

Cientistas estão investigando a relação entre o declínio cognitivo e doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, e obesidade. Entender essas relações no ajudará a compreender como reduzir fatores de risco para essas doenças e  também ajudar a evitar a doença de Alzheimer.

Saiba mais:
Doença de Alzheimer: podemos prevenir?
Doença de Alzheimer - O que é esse mal
Doença de Alzheimer - Diagnóstico
Doença de Alzheimer - Tratamento e medicamentos
Doença de Alzheimer - Sintomas
Doença de Alzheimer e fisioterapia
Ômega 3 pode prevenir mal de Alzheimer
Perda de memória - Causas, demência multi-infarto
Promessas de Curas Milagrosas
Demência e psicanálise
Peixe na alimentação é saúde!
Óleo de peixe
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas, tratamento


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institute on Aging