Dieta de South Beach

Carne - National Cancer Institute Image Gallery

A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston, que praticava a medicina em Miami na Flórida. Em alguns aspectos similar à dieta de Atkins, já que enfatiza a pequena quantidade de carboidratos, a Dieta de South Beach (clique aqui para pesquisar preços do livro Dieta de South Beach) foi desenvolvida para pacientes com problemas cardíacos para perder peso sem o risco de cetose.

Na fase inicial, que dura poucas semanas, a pessoa restringe severamente o consumo de carboidratos não comendo nem cereais nem frutas. Depois dessa fase, o consumo de alimentos à base de cereais e frutas é gradualmente retornado, porém, provavelmente, em menor quantidade do que antes do início da dieta, e com ênfase em grãos integrais no lugar da farinha de trigo refinada. 

PUBLICIDADE

A fase inicial mais rigorosa pode ser reinstituída a qualquer momento para acelerar o emagrecimento, porém não deve ser estendida o suficiente para induzir a cetose.

Carboidratos bons x carboidratos ruins na dieta de South Beach

De acordo com Agatston, o ciclo da fome é engatilhado não por carboidratos em geral, mas por alimentos ricos em carboidratos de rápida digestão que criam um pico no açúcar no sangue. Tais alimentos incluem açúcares refinados e grãos que compões grande parte da dieta ocidental típica. A dieta de South Beach elimina essas fontes de carboidratos em favor de alimentos pouco processados como verduras, feijões e grãos integrais. As fontes de carboidratos são consideradas boas somente se tiverem baixo índice glicêmico.

PUBLICIDADE

Gorduras boas x gorduras ruins na dieta de South Beach

Uma vez que a dieta de South Beach foi elaborada por um cardiologista, não é surpresa que ela elimine as gorduras trans e desencoraje as gorduras saturadas. Embora os alimentos ricos nessas “gorduras ruins” não contribuam para o ciclo da fome, eles aumentam o colesterol LDL e incidência de doenças cardíacas. A dieta de South Beach substitui esses alimentos por gorduras não-saturadas e ácido graxo omega 3, os quais contribuem para o colesterol HDL (conhecido como “bom colesterol”) e propiciam benefícios à saúde.

Saiba mais:
Dieta Dukan - O que é, fases, efeitos colaterais
Dieta de Atkins
Dieta de Atkins, o doutor tinha ou não razão?
Dieta do dr. Atkins - Riscos e benefícios
Dieta das Proteínas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Livro A Dieta de South Beach
Livro A Dieta de South Beach - Clique para adquirir

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "South_Beach_diet" (en.wikipedia.org/wiki/South_Beach_diet).