Dieta de Atkins, o doutor tinha ou não razão?

Na semana passada falamos de uma notícia que soou como uma bomba, sobre os supostos "novos valores" para a hipertensão arterial, lembram? Recebendo a chancela de "cientistas" a partir de agora, para quem tem mais de 18 anos, a pressão arterial só pode ser considerada normal se estiver abaixo de 12 por 8. Comentamos que pode não ser bem assim até mesmo para quem tem registros superiores.

Pois bem. Uma semana depois, outra notícia também recebendo chancela de "cientistas" é publicada nas revistas de maior circulação e formadora de opinião pública. A dieta do Dr. Atkins, durante anos condenada pelos mais renomados cardiologistas agora, de uma hora para outra, é comprovada sua eficiência. Diz o artigo.

PUBLICIDADE

No início dos anos 70 á base de proteínas, sem carboidrato, açúcar e frutas, a dieta estimula o consumo de gorduras e proteína animal. O desequilíbrio metabólico provoca um emagrecimento além da própria gordura da alimentação gerar um fastio e uma diminuição do apetite. Como ninguém é de ferro, um dia o sujeito pára de fazer a dieta e volta a engordar e cheio de colesterol no sangue... E pensar que essa dieta foi criada por um cardiologista, heim!!! Nem a OMS (Organização Mundial de saúde) recomenda dieta rica em proteína e gordura.

Da mesma forma, com relação à notícia dos valores da hipertensão arterial é preciso ficar com o "pé atrás" e tomar cuidado com essas notícias. Em primeiro lugar deve-se desconfiar de quem partiu a pesquisa, qual o interesse e quem financiou. No caso da primeira notícia, os laboratórios que vendem medicamentos para hipertensão teriam algum interesse nisso? E essa da dieta? Quem financiou? Quem está por trás disso?

Só para juntar as peças. O Dr. Atkins morreu no dia 17 de abril, vítima de um tombo batendo com a cabeça no chão, aos 72 anos rico e famoso pela sua dieta polêmica. Vendeu milhares de livros e produtos dietéticos com a sua dieta em todo o mundo sendo também proprietário de uma clínica de emagrecimento. Em sua careira foi processado várias vezes por clientes insatisfeitos e em 1993, sua licença médica chegou a ser suspensa. Quem terá financiado a pesquisa que induz a devolução da credibilidade da dieta à base de gordura justamente por ocasião da morte do seu autor? O Dr. Tinha ou não razão? Vejam a nota encaminhada pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade) à Revista de grande aceitação.

PUBLICIDADE

"A matéria O doutor tinha razão contradiz o estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine: dietas monótonas, rígidas, não são eficientes , já que ocorre recuperação do peso perdido a médio prazo. Modificações consistentes de hábito e de comportamento são fundamentais no sucesso do tratamento para emagrecer. Não há milagre, e, portanto, a conclusão é que, ao fim de um ano, o doutor NÃO tinha razão!"

A ABESO nessa nota se refere à teoria do "set point" onde sabidamente o organismo possui um mecanismo de controle interno pré-estabelecido, localizado dentro do hipotálamo lateral que induz ao corpo manter um mesmo nível de gordura corporal, devolvendo os níveis perdidos e até os superando, dependendo do déficit e da velocidade dessa perda. É isso que pode levar as pessoas a recuperarem as gorduras perdidas com dietas drásticas ou até mesmo as lipoaspirações. Quantas pessoas cada um de nós conhecemos que perderam "tantos" quilos em "tantas poucas" semanas com dietas milagrosas e ou lipoaspirações e, voltaram a engordar? Garanto que cada um de nós conhece pelo menos uma centena delas.

No mesmo noticiário científico, origem do artigo citado, trazia uma informação contradizendo a pesquisa favorável à dieta do Dr. Atkins. A notícia favorável pode ser tendenciosa. Por um acaso não é assim que acontece? Quando um artista famoso morre logo logo lança-se um CD para interessados ganharem dinheiro. Até aí tudo bem porque não envolve saúde das pessoas. Juntando as peças, uma notícia dessa dizendo que a tal dieta funciona, no mínimo os últimos livros serão desovados e muitos produtos dietéticos do Dr. Atkins engordarão a conta bancária da família. Pelo menos dessa vez os clientes insatisfeitos não poderão processá-lo.

Não se engorda da noite para o dia. Da mesma forma, perder peso deve ser um processo lento e gradual com orientação de uma equipe multidisciplinar envolvendo médico, nutricionista e o prof. de Educação Física. Isso é o bom senso, ou não?

Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br


Para Refletir: As pessoas inteligentes nunca acham que aprenderam tudo. Só se realizam quando morrem.

Sobre a Ética - Um verdadeiro vencedor não machuca os adversários, porque sem eles não podem treinar.

PUBLICIDADE



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Carboidratos
Obesidade
Proteínas
Carboidrato
Regime nutricional para emagrecer - Regimes fáceis ou de emagrecimento rápido
Emagrecer é diferente de perder peso
Programa Calorias Inteligentes de Reeducação Alimentar
Dietas saudáveis
Dietas Equilibradas
Dietas de Verão
Ração Humana para emagrecer - Receita, onde comprar
Emagrecer para sempre
Regime alimentar para emagrecer - Regimes de emagrecimento populares
As dietas - Dieta de Beverly Hills, Atkins, da lua, do sangue
Corrida aumenta o bom colesterol
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura trans
Dieta para baixar o colesterolDieta para manter o peso
Dieta para perder kg
Tabela de peso ideal pelo IMC
Tabela de colesterol dos alimentos
Síndrome da fadiga crônica
Exercícios para pernas para corredores
Pular corda emagrece, queima calorias e engrossa as pernas?
Ficar em forma sem frescura

Lista de Dietas:
Dieta de Atkins, o doutor tinha ou não razão?
Dieta do dr. Atkins - Riscos e benefícios
Dieta das frutas - Frutariana
Dieta de South Beach
Dieta de Atkins
Dieta Macrobiótica  
Dieta Paleolítica
Dieta do Mediterrâneo ou mediterrânea
Dieta dos pontos
Dieta da sopa
Dieta líquida
Dieta da Lua
Dieta do tipo sanguíneo
Dieta vegetariana
Dieta da Zona - 40-30-30
Dieta Depurativa - Desintoxicação ou desintoxicante
Dieta das combinações
Dieta hipocalórica de 800 calorias
Dieta da Linhaça para Emagrecer
Dieta da Clara de Ovo
Dieta Dukan - O que é, fases, efeitos colaterais
Dietas da moda - dieta do atum e USP
Dieta Tao - Taoísta
Dieta branda
Dieta Gracie
Dieta cetônica
Dietas sem carboidratos
Dieta das calorias negativas
Dieta dos Vigilantes do Peso
Dieta dos Pontos da USP
Dieta Dash
Dieta de 800 calorias - VLCD
Dieta das calorias inteligentes
Dieta de Jesus
Dieta de Sonoma
Dietas Milagrosas - Dieta da água, banana, maçã, pão, suco de limão
Dieta do Abacaxi
A Dieta do Arroz
Dieta do Abdômen
Dieta das Notas
Dieta nota 10
Dieta Ortomolecular
Dieta Natural e Alimentos Naturais
Dieta das Proteínas
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2011 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Visite www.noticiasdocorpo.com.br
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529